A Rumo recebeu nesta segunda-feira (4) autorização da Prefeitura de São Carlos para iniciar obras de duplicação da passagem sob a linha férrea na Praça Itália. As obras devem começar ainda nesta semana, diz a empresa.
As obras para aumentar o fluxo de veículos no local devem consumir R$ 15 milhões da concessionária. Ato no Paço marcou o início da intervenção. Outra intervenção, o recape da rotatória, teve empreiteira escolhida na semana passada.
A passagem terá quatro pistas. A obra deve ter duração de 8 a 12 meses, na estimativa da Rumo. “Não vamos interditar o trânsito para a execução dos serviços. Na sequência vamos fazer o viaduto sobre a linha férrea e a passarela de pedestres na Vila Morumbi, na região da CDHU e finalizando o cronograma de obras, a nossa equipe vai trabalhar complementando o viaduto já existente para fechar a passagem de nível na região da Estação Ferroviária”, explica o relações institucionais Rodrigo Verardino de Stéfani.
O secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Caio Graco, explicou que as análises dos projetos começaram em março e passaram pela Comissão de Análise Multidisciplinar de Projetos (Camp).
“A obra só traz benefícios para a cidade, primeiro na questão da mobilidade urbana já que temos um sistema viário estrangulado no local, além de resolver o problema de drenagem e a requalificação da área, valorizando os imóveis nesta região”, afirma.
A Rumo também vai fazer a duplicação do viaduto da Estação Ferroviária e da passagem sobre a linha na Vila Morumbi, na região da CDHU, com a construção de passarela para pedestres com três rotatórias. Segundo a Prefeitura, os investimentos da companhia no município somam R$ 50 milhões.
Para o prefeito Airton Garcia (PSL) é uma obra importante para melhorar o trânsito nessa região da cidade. “Além de esperada há muito tempo, vai contribuir com o desenvolvimento da cidade, ajudando também no combate às enchentes. Isso gera desenvolvimento, empregos e faz o dinheiro circular no município, tudo que precisamos nesse momento de pandemia”.