- Publicidade -
CotidianoSaae recorre a caminhões-pipa para fazer frente à falta de água em bairros

Saae recorre a caminhões-pipa para fazer frente à falta de água em bairros

Autarquia descarta a realização de racionamento, mas localidades vivenciam privação com torneiras vazias

- Publicidade -

Com o prolongado período sem chuvas, o Saae São Carlos está recorrendo a uma prática vista no semiárido brasileiro para fazer frente à falta de água em bairros da cidade: o uso de caminhões-pipa.

Segundo a autarquia, o município registra desabastecimento em diversos bairros, principalmente na região da Vila Nery.

- Publicidade -

São Carlos está há 63 dias sem chuva, em uma das maiores estiagens dos últimos 15 anos. A falta de água vinda do céu diminui a capacidade de produção nas fontes superficiais.

O Centro de Captação do Espraiado, que corresponde a pouco mais de 1 em cada 10 copos de água consumidos em São Carlos, está com 13,6% de redução na captação. Há um ano, em período semelhante a este, a vazão era de 13,5 m³ de água por dia; atualmente, 11,7 m³ diários.

“Segundo a Defesa Civil de São Carlos, essa enorme estiagem já provoca um déficit hídrico de 100% na cidade, uma vez que dos 44,41mm de chuva previstos para junho, não foi registrado sequer 1,0mm, e o quadro poderá ser agravado já que não há previsão de chuva para os próximos dias”, afirmou a autarquia em nota.

Racionamento oficial descartado

Apesar de bairros vivenciarem situação semelhante à do racionamento, com privação de água, o Saae descarta a realização de rodízio ou racionamento.

O que é realizado pela autarquia são a realização de manobras de rede e disponibilização de caminhões-pipa para realizar o abastecimento em pontos deficitários.

- Publicidade -

“Além disso, o trabalho de consertos de vazamentos não para por toda a cidade”, diz o órgão.

“O SAAE tem feito o que é possível dentro de sua capacidade técnica de intervenção para diminuir o impacto da estiagem que provoca o desabastecimento. O que foge ao controle da autarquia é driblar o déficit hídrico que afeta não apenas São Carlos mas inúmeras cidades paulistas”, conclui.

Fique ON!

Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos e redes sociais, acesse abaixo:

🟢 Comunidade no WhatsApp

🔵 Página no Facebook

🟣 Página no Instagram

▶️ Grupo no Telegram

📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -