- Publicidade -
CotidianoSaae recorre a caminhões-pipa para fazer frente à falta de água em bairros

Saae recorre a caminhões-pipa para fazer frente à falta de água em bairros

Autarquia descarta a realização de racionamento, mas localidades vivenciam privação com torneiras vazias

- Publicidade -

Com o prolongado período sem chuvas, o Saae São Carlos está recorrendo a uma prática vista no semiárido brasileiro para fazer frente à falta de água em bairros da cidade: o uso de caminhões-pipa.

Segundo a autarquia, o município registra desabastecimento em diversos bairros, principalmente na região da Vila Nery.

- Publicidade -

São Carlos está há 63 dias sem chuva, em uma das maiores estiagens dos últimos 15 anos. A falta de água vinda do céu diminui a capacidade de produção nas fontes superficiais.

O Centro de Captação do Espraiado, que corresponde a pouco mais de 1 em cada 10 copos de água consumidos em São Carlos, está com 13,6% de redução na captação. Há um ano, em período semelhante a este, a vazão era de 13,5 m³ de água por dia; atualmente, 11,7 m³ diários.

“Segundo a Defesa Civil de São Carlos, essa enorme estiagem já provoca um déficit hídrico de 100% na cidade, uma vez que dos 44,41mm de chuva previstos para junho, não foi registrado sequer 1,0mm, e o quadro poderá ser agravado já que não há previsão de chuva para os próximos dias”, afirmou a autarquia em nota.

Racionamento oficial descartado

Apesar de bairros vivenciarem situação semelhante à do racionamento, com privação de água, o Saae descarta a realização de rodízio ou racionamento.

O que é realizado pela autarquia são a realização de manobras de rede e disponibilização de caminhões-pipa para realizar o abastecimento em pontos deficitários.

- Publicidade -

“Além disso, o trabalho de consertos de vazamentos não para por toda a cidade”, diz o órgão.

“O SAAE tem feito o que é possível dentro de sua capacidade técnica de intervenção para diminuir o impacto da estiagem que provoca o desabastecimento. O que foge ao controle da autarquia é driblar o déficit hídrico que afeta não apenas São Carlos mas inúmeras cidades paulistas”, conclui.

FIQUE ON!📲

Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -