- Publicidade -
CotidianoSaiba como se cadastrar para as moradias do Minha Casa Minha Vida e CDHU em São Carlos

Saiba como se cadastrar para as moradias do Minha Casa Minha Vida e CDHU em São Carlos

Cadastro habitacional segue aberto. Interessados devem procurar diretamente a Prohab para fazer a inclusão do nome na lista

- Publicidade -

Famílias de baixa renda interessadas em conquistar a casa própria ainda podem fazer o cadastro habitacional da Prohab São Carlos. Quem participou do mutirão, no ano passado, já está incluído no cadastro e deve esperar por novidades.

Entre os programas Minha Casa Minha Vida, CDHU e do governo do Estado, São Carlos terá 600 unidades habitacionais a serem construídas, além de “cheques” que dão descontos na compra da moradia própria.

- Publicidade -

De acordo com a Prefeitura, o cadastro habitacional segue aberto. Interessados devem procurar diretamente a Prohab para fazer a inclusão do nome na lista. O telefone do órgão é 3373-7600. O atendimento é feito mediante agendamento.

Interessados devem apresentar, além do RG e CPF do responsável e cônjuge, comprovação de que mora em São Carlos há pelo menos três anos. Servem para o propósito contas de água, luz ou energia, por exemplo.

O cadastro habitacional servirá como base para os programas Minha Casa Minha Vida, do governo federal, que tem 400 unidades habitacionais previstas para São Carlos, e para a CDHU, que anunciou 200 moradias na última sexta-feira (26).

O número de unidades habitacionais é expressivo, mas o déficit habitacional da faixa 1 do MCMV é muito maior. Dados da Prohab mostram que 6.367 cadastrados ganham até um salário mínimo e 6.644 têm renda de até dois salários mínimos.

Moradia gratuita

- Publicidade -

Em casos específicos, como beneficiários do Bolsa Família e do BPC (Benefício de Prestação Continuada), do Loas (Lei Orgânica da Assistência Social) o governo federal dá isenção de parcelas no programa habitacional.

A concessão da moradia é permanente e independe de o beneficiário sair do Bolsa Família futuramente. A regra é que o imóvel seja ocupado exclusivamente pelo beneficiário e sua família e ocupado no prazo estabelecido pelo ente público ou o banco estatal.

A venda e locação do imóvel são vetados; assim como o abandono ou cessão durante o contrato. Quem descumprir as regras pode perder o imóvel, que será destinado a outra família indicada pelo governo.

Moradias via Mohas

No começo deste mês, o governo federal anunciou 240 moradias populares via edital Entidades do MCMV para o Movimento Habitacional e Ação Social (Mohas).

As moradias serão destinadas à faixa 1, que é para famílias com renda mais baixa. Os beneficiários pagarão entre R$ 80 e R$ 300 de parcela, a partir do recebimento da chave. Não há exigência de entrada. O programa habitacional tem adesão aberta e estava com vagas disponíveis. Contatos podem ser feitos pelo Instagram, Facebook e site do Mohas.

FIQUE ON!

Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -