A Santa Casa de São Carlos recebeu a doação de 11 aparelhos de TV para a implantação do projeto “CiNefro”, que exibirá filmes durante as sessões de hemodiálise.
A doação foi feita pela ONG Pedala São Carlos, que angariou recursos para a compra dos equipamentos a partir da realização da 1ª edição do Pedala Nefro, evento que reuniu cerca de 700 ciclistas em maio deste ano.
O projeto prevê oferecer cultura e entretenimento para os 228 pacientes que realizam sessões de hemodiálise no hospital. Ao todo, são realizadas três sessões do tratamento no Centro de Nefrologia por semana, com duração de cerca de quatro horas cada uma.
VEJA TAMBÉM
Sem novos pacientes: entenda a crise da hemodiálise em São Carlos
Concurso de Hard Enduro arrecada óleo de soja em prol da Santa Casa
De acordo com a coordenadora do Centro Integrado de Humanização (CIH) da Santa Casa, Juliana Tedesco, o objetivo principal da iniciativa é aproveitar o tempo de tratamento dos pacientes de forma educativa e humanizada, contribuindo positivamente para a saúde mental de quem enfrenta doenças nos rins.
A implantação do projeto acontece em meio à crise vivida pelo hospital no Centro de Nefrologia, visto que a Santa Casa anunciou, na última semana, a suspensão na admissão de novos pacientes para tratamento de hemodiálise, devido à falta de vagas.
Em nota, o hospital afirmou que já solicitou ao Governo do Estado verba para abertura de novos leitos para que, assim, possa voltar a receber novos pacientes que dependem do tratamento na cidade e na região.
LEIA MAIS
Conheça os voos mais longos e os mais curtos no Brasil e no mundo
Pudim de leite condensado sem bolinhas e muito cremoso