Em 15 dias de campanha, São Carlos atingiu 14,4% do público-alvo da campanha de imunização contra a gripe. A meta é vacinar 90%.
Dos 101,2 mil aptos a tomarem a vacina, 12 mil se apresentaram aos postos de saúde.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins, o percentual obtido em São Carlos está “dentro da média”, todavia, nos últimos anos, o município tem se mantido longe da meta mínima de imunização.
Dentre as gestantes, a cobertura está em 5,3%; as puérperas, 2,2%, crianças, 6,7%, e os idosos, 17,2%.
“Vale lembrar as pessoas que a vacina previne as formas mais graves da doença, que pode ser fatal para os mais vulneráveis. Além disso ela é anual, ou seja, quem se vacinou o ano passado precisa tomar uma nova dose este ano”, ressalta a diretora
Quem pode se vacinar
Nesta primeira etapa podem se vacinar crianças entre 6 meses e com menos de 9 anos, idosos com mais de 60 anos, trabalhadores de saúde, da segurança e professores, além de pessoas com doenças crônicas, em situação de rua, privados de liberdade, gestantes e puérperas, entre outros.
A imunização é realizada para reduzir complicações, internações e mortes relacionadas à infecção pelo vírus influenza. A vacina protege contra as três principais cepas em circulação no país.
Onde se vacinar
A imunização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), das 7h30 às 16h30, exceto nas UBSs da Vila São José, Cidade Aracy e do Botafogo, prédios que estão em reforma. No ato da imunização, as pessoas devem levar um documento oficial com foto, CPF e a carteira de vacinação.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.