- Publicidade -
CotidianoSão Carlos completa 253 dias sem fiscalização de radares

São Carlos completa 253 dias sem fiscalização de radares

Os equipamentos foram desligados em 25 de outubro de 2021. Prefeitura alega que o edital para retomada do serviço está sendo finalizado

- Publicidade -

 

São Carlos completa 253 dias sem fiscalização de radares. (Foto: ACidade ON São Carlos)
São Carlos completa 253 dias sem fiscalização de radares. (Foto: ACidade ON São Carlos)

Nesta terça-feira (5), São Carlos completa 253 dias sem fiscalização de radares fixos e móveis na área urbana. 

- Publicidade -

Com isso, grandes corredores de circulação, como as Avenidas Getúlio Vargas, São Carlos, Morumbi e Tancredo de Almeida Neves seguem sem fiscalização de velocidade. 

Questionada, a Prefeitura informou que o edital para contratação de uma nova empresa prestadora do serviço está sendo finalizado, embora ainda não tenha prazo definido para os radares voltarem a operar na cidade.  

VEJA TAMBÉM 
Novela continua: São Carlos completa sete meses sem radares 
São Carlos registrou média de 3 acidentes por dia em maio 

A falta de fiscalização contribui para que os motoristas trafeguem acima da velocidade permitida das vias, o que pode refletir em um aumento de acidentes. 

Segundo dados da plataforma estadual Infosiga, em maio deste ano a cidade registrou 98 acidentes de trânsito, sendo três fatais, uma média de três ocorrências por dia. 

Se comparado com abril, no quinto mês do ano houve um aumento de 20,2% na ocorrência de acidentes de trânsito.

- Publicidade -

Entenda a novela

Os equipamentos haviam sido desligados em 25 de outubro de 2021, devido a não compatibilidade com as novas regras exigidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

Na época, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informou que não foi possível renovar o contrato com a empresa que prestava o serviço na cidade, já que os equipamentos não incluíam as novas tecnologias exigidas pelo Contran. 

A partir do desligamento, a Prefeitura alegou que um processo de licitação seria aberto para contratar uma nova empresa capaz de prestar o serviço em conformidade com os novos padrões e que tal processo levaria até 90 dias para ser finalizado. 

Porém, o processo se estendeu e a cidade já está há mais de oito meses sem fiscalização no trânsito, o que pode aumentar não só o risco de acidentes envolvendo pedestres, motoristas e ciclistas, como também excessos de velocidade por parte dos condutores e ocorrências envolvendo a infração do sinal vermelho.
 
LEIA MAIS 
Veja quais as multas mais aplicadas neste ano em São Carlos 
Justiça confirma condenação da “madame do crime”

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -