- Publicidade -
CotidianoSão Carlos dá início à programa de capacitação para desempregados

São Carlos dá início à programa de capacitação para desempregados

Programa pretende atender cerca de 900 pessoas e ampliar as oportunidades delas no mercado de trabalho

- Publicidade -

Programa pretende atender cerca de 900 pessoas e ampliar as oportunidades delas no mercado de trabalho. Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Carlos

 

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, deu início ao Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS Trabalho). O Acessuas Trabalho busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho.  

- Publicidade -

“Esse programa vai colaborar na capacitação das pessoas que estão precisando de informações para entrar no mundo do trabalho. O Acessuas Trabalho é direcionado para um público prioritário que precisa ampliar a capacidade na busca por vagas, na participação de cursos e de todas as oportunidades que envolvem o mundo do trabalho. Serão várias ações desenvolvidas ao longo desse programa e também enquanto conhecimento e de desenvolvimento de habilidades e interesse dos participantes”, explicou a secretária de Cidadania de Assistência Social, Glaziela Solfa Marques.  

A iniciativa visa articular políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e emprego. “O Programa prevê encontros de qualificação para a preparação da entrada no mundo do trabalho. Hoje em dia é crescente o número de pessoas que estão fora do mercado, desempregados. Por meio do ACESSUAS, vamos qualificar essas pessoas e auxiliá-las nesse retorno”, afirmou Fernando Oliveira, diretor de Direitos Humanos da Secretaria de Cidadania e Assistência Social.  

O Programa é voltado para as populações urbanas e rurais em situação de vulnerabilidade e risco social com idade entre 14 e 59 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda socioassistenciais, em especial.  

As ações de Inclusão Produtiva compreendem a qualificação técnico-profissional; a intermediação pública de mão-de-obra; o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária; o acesso a direitos sociais relativas ao trabalho (formalização do trabalho); articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros.  

Os interessados devem procurar os CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) do território de referência. Informações também podem ser obtidas na Secretaria de Cidadania e Assistência Social pelo telefone 3371-2290.

Confira os endereços dos CRAS:

- Publicidade -

CRAS ARACY – Rua Orestes Mastrofrancisco, 430 Cidade Aracy 3375-8685;
CRAS SÃO CARLOS VIII – Rua Luiz Luchesi Filho, 01 São Carlos VIII 3361-2130;
CRAS PACAEMBU – Rua Paraná, 720 Pacaembu 3375-7505;
CRAS SANTA FELÍCIA – Rua José Quatrochi, 140 Arnon de Mello 3374-3937;
CRAS JOCKEY CLUBE – Rua Rio Paraguai, 295 Jockey Clube;
CRAS SANTA EUDÓXIA – Rua Cristóvão Martinelli, 150 Santa Eudóxia 3379-1441.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -