Servidores da educação municipal se reúnem nesta sexta-feira (11) às 18h em assembleia geral para avaliar a possibilidade de uma greve da categoria. Os funcionários da pasta da Educação pedem melhores condições de trabalho. Há seis escolas fechadas no município por inadequações para receber alunos.
A reunião será feita no formato online e antecede o Dia de Mobilização que será na segunda-feira (14). Nele todas as escolas da rede municipal farão atividades de mobilização junto à comunidade escolar, dialogando sobre os problemas da educação municipal, segundo o Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais (Sindspam).
Desde o começo do ano servidores pedem maior segurança sanitária nas escolas, com equipamentos de proteção contra a Covid. A cobrança aconteceu antes do retorno às aulas presenciais da rede. Há também, em outra frente, embate relacionado à infraestrutura das unidades escolares, o que levou inclusive ao fechamento de três Centros Municipais de Ensino Infantil (Cemeis).
Na última quarta-feira (9) funcionários da Educação e pais de alunos ficaram frente a frente com a secretária Wanda e cobraram melhorias. As respostas dadas no encontro na Câmara Municipal, porém, mantiveram o clima de insatisfação na categoria.