A frente fria que avança pela região sudeste deve provocar mais chuvas fortes pelos próximos dias em todo o estado de São Paulo, com potencial para transtornos. Neste momento, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) sinalizou a maior parte do estado com alerta laranja – para tempestades e acúmulo de chuvas.
De acordo com meteorologistas, a frente fria está no Rio de Janeiro e se aproximando, trazendo umidade e favorecendo a formação de nuvens no interior paulista. A previsão é de que ela chegue na quarta-feira (4) ao litoral paulista.
As mudanças na circulação dos ventos nos níveis mais elevados da atmosfera e a intensificação de uma baixa pressão atmosférica na costa paulista também continuam gerando áreas de instabilidade.
VEJA TAMBÉM
Outubro ‘chega’ com alagamentos e árvores derrubadas em São Carlos; veja interdições
Campanha de Multivacinação começa nesta segunda em São Carlos
No domingo, pancadas de chuva foram observadas em todas as regiões do estado, sendo a mais volumosa concentrada na Grande São Paulo.
A previsão indica pelo menos mais cinco dias de chuva de leve a moderada intensidade, de 5 a 35 milímetros na região central. A mais drástica, com potencial para causar novos transtornos, será na quinta-feira (5).
ALERTAS EM VIGOR
As regiões de São Carlos, Ribeirão Preto, Araçatuba, São José do Rio Preto e Guaratinguetá estão listada no alerta laranja para tempestades, que indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50mm e 100 mm/dia, ventos intensos de até 10 km/h e queda de granizo.
Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Já outras regiões – Bauru, Piracicaba, litoral norte e sul e até mesmo um trecho de Rio Claro, estão sinalizadas para outro alerta laranja, desta vez para perigo de acumulado de chuva.
Esse também indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, mas inclui risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com áreas de risco.
LEIA MAIS
Instituto Butantan descobre molécula com potencial para combater superbactérias