A primeira frente fria de março no estado de São Paulo chega nesta semana. Por consequência dela e sob influência do calor pré-frontal, que antecede sua passagem, nesta segunda-feira (4) os termômetros podem chegar a 37ºC – o que pode ser o dia mais quente do ano até agora.
Após um final de semana extremamente quente, com sensação térmica acima de 40ºC e altas temperaturas provocadas por uma alta pressão em alto mar, a previsão é de aconteça um breve alívio nos termômetros.
Hoje, por conta do calor pré-frontal e de outra alta pressão atuando no oeste paulista, a região de São Carlos pode chegar a 37ºC, e se passar dos 34ºC já se tem um novo recorde de calor para o ano.
Deve chover fraco em alguns pontos isolados, mas não há indicativo de temporal ou atenção para a região, já que a condição de chuva é mal distribuída e irregular. A chuva volumosa deve ser a partir de terça-feira (5).
Efeitos da frente fria
A frente fria está vindo do Sul e chega na noite de terça-feira (5) no estado de São Paulo, quebrando a alta pressão que está causando esse calor acima da média. Essa deve ser uma das quatro que pode atingir o país este mês.
No entanto, antes mesmo da chegada desse sistema aparecem áreas de instabilidade. O restante da semana deve ser mais abafado, com calor e sol durante o dia e condições de pancadas irregulares de chuva entre tarde e noite.
É importante frisar que a frente fria, diferente do que muitos pensam, não traz frio – ela chega apenas a provocar um alívio nas temperaturas por conta da maior incidência de chuva. Assim, a previsão indica que os termômetros podem voltar a ficar abaixo de 30ºC.
No interior paulista, incluindo a região da capital do clima, a chuva deve ficar mais intensa na quarta-feira, quando há previsão de 25 milímetros. Nos demais dias, os volumes esperados ficam em torno de 15 mm.