Os índices criminais de furto e roubo registraram uma leve queda em outubro, na comparação com o mês de setembro, em São Carlos. Os dados são da SSP (Secretaria de Segurança Pública). Estupros, homicídios e lesões corporais ainda estão em elevação.
Os números mais expressivos até o momento continuam sendo os de furto em geral – 2.787 no total, uma média de nove ocorrências registradas por dia. Em seguida estão os casos de roubo, com 365 ocorrências registradas de janeiro a outubro – média de um por dia.
Na comparação mensal, houve redução de 35,9% no número de veículos furtados; queda de 9% entre roubos de veículos; e diminuição de 19,2% nos indicadores de roubo em geral. Os furtos se mantiveram estáveis – 250 para cada mês.
Confira o gráfico:
ÍNDICES COM AUMENTO
Outros índices que continuam altos são os casos de estupro. Até o momento foram 54 notificações, a maior parte deles (68%) contra pessoas vulneráveis. Os números atuais são os mais altos dos últimos três anos, pelo menos.
O relatório da SSP também apresenta 533 casos de lesão corporal dolosa – quando há intenção – registrada neste período. Na comparação entre setembro e outubro, houve um aumento de 27,7%.
O município também calcula 18 tentativas de homicídio, com pelo menos um caso por mês, e outros 15 casos de homicídio doloso, com 17 vítimas. Ambos tiveram aumento de um caso entre um mês e outro.
PADRONIZADOS
De acordo com o tenente coronel PM Luis Sérgio Mussolini Filho, comandante do 38º BPMI, o trabalho do policiamento preventivo tem sido intensificado com redução de folgas e utilização do administrativo nas ruas para que os indicadores sejam reduzidos.