O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu um comunicado informando que o tempo de conferência dos votos nas urnas eletrônicas foi prolongado. Dessa forma, os eleitores terão um período maior para verificar se os números digitados condizem com os candidatos escolhidos anteriormente.
O tribunal esclarece que a urna emitirá um som breve após a confirmação da escolha de cada um dos cinco cargos que estão em disputa nas eleições de 2022. Além das confirmações individuais, a urna emitirá um som prolongado após a escolha do último cargo, que deverá ser o de presidente.
LEIA MAIS
Comitiva de Haddad é atingida por ovos no interior paulista
“A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo”, explicou o tribunal.
O objetivo da medida é estimular os eleitores a conferirem os votos e evitar que confirmem sem querer votos erroneamente, ou seja, quando há erros durante a digitação dos números dos candidatos escolhidos de modo a selecionar outros candidatos que não condizem com a preferência original do eleitor.
Ordem de escolha dos cargos nas urnas
O primeiro voto na urna deverá ser para a escolha de deputado federal, com quatro dígitos. Em seguida, o eleitor deve escolher o candidato a deputado estadual, com cinco dígitos. Logo após, deve ser feita a escolha de senador, com três dígitos, e, então, de governador, com dois dígitos. O último voto será para presidente da República, também com dois dígitos.
O primeiro turno das eleições deverá ocorrer no dia 2 de outubro, enquanto o segundo turno, se houver, está programado para acontecer no dia 30 do mesmo mês. No site do TSE é possível simular a votação com os cinco cargos que deverão ser definidos em uma urna eletrônica virtual disponibilizada pelo tribunal já com o tempo prolongado para conferência das escolhas.
*Com informações da Agência Brasil
VEJA TAMBÉM
Malvino Salvador posta fotos do filho de quimono e encanta seguidores; veja