A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cruzeiro do Sul, em São Carlos (SP), está há uma semana sem atendimento aos pacientes em decorrência de um furto de fiação elétrica. A prefeitura informou que o serviço seria reestabelecido na segunda-feira (16), mas falhou com o prazo.
A unidade teve o atendimento suspenso na sexta-feira passada, dia 13 de agosto, após furto na fiação elétrica. No dia, a equipe foi remanejada para a UBS do Redenção e foi colocado o aviso na porta da unidade, indicando que os pacientes que precisassem de atendimento fossem até a outra unidade.
A previsão da prefeitura era de que o serviço de reparação fosse finalizado no início desta semana, mais precisamente no dia 16 de agosto. Porém, o prazo foi descumprido.
Veja mais notícias de São Carlos e região clicando aqui
Com isso, a situação está causando transtorno aos pacientes. Só nesta sexta-feira, cerca de 20 pessoas procuraram a unidade para atendimento. Algumas chegam a se deslocar por dois quilômetros até a UBS do bairro Redenção, outras nem chegam a ir pela distância.
“Esse posto sempre foi tratado com descaso pela prefeitura, as condições de trabalho são péssimas, os funcionários e médico estão abandonados. Será que a intenção é fechar de vez aquele posto? A população exige uma solução rápida e definitiva para esta situação”, escreveu Rosimar Celenze à CBN São Carlos.
Outro lado
Questionada, a prefeitura informou que a manutenção da unidade deve ser finalizada no fim desta tarde porque ocorreu outro problema na rede elétrica que está sendo finalizado.