A editora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou dois livros infantis que têm como tema central da narrativa o Rio Monjolinho, um dos principais da cidade.
As obras, que recebem o nome de “Desvendando o rio Monjolinho” e “A importância da preservação dos rios”, foram publicadas em formato online e se encontram disponíveis para download de forma gratuita.
Os livros são voltados para alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas da região, para professores escolares e de nível superior e para estudantes do curso de ciências biológicas e ciências ambientais.
O objetivo da iniciativa é abordar os temas que perpassam a ecologia e os impactos antrópicos sobre a biota aquática de rios de forma leve e didática, a fim de que as temáticas sejam compreendidas pelo público infantil e possam integrar as práticas cotidianas de crianças e jovens.
De acordo com a equipe responsável pela autoria dos livros, os conteúdos que a ecologia engloba são complexos para serem trabalhados com o público infantil, o que dificulta o processo de aprendizagem, pois as literaturas se tornam difíceis e pouco interessantes para as crianças.
Dessa forma, a proposta das narrativas é fazer com que as crianças aprendam brincando e, para isso, os livros trazem atividades complementares, como exercícios para colorir e desenhar.
VEJA TAMBÉM
USP São Carlos busca cientistas para pesquisa sobre Covid-19
Livraria da EdUFSCar faz promoção de livros neste domingo