ATUALIZAÇÃO ÀS 15H
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cidade Aracy permaneceu fechada por horas nesta sexta-feira (15) por conta do furto de fiação que ocorreu na madrugada. A Prefeitura diz ter retomado o atendimento no local.
A unidade ficou sem fornecimento da rede elétrica após ladrões furtarem a fiação do quadro de energia. O gerador a diesel chegou a funcionar por algumas horas, mas parou por falta de combustível às 8h30, segundo funcionários do local. Equipes da Prefeitura tentaram estabelecer o funcionamento do gerador. Às 15h, a administração municipal afirmou ter retomado os trabalhos.
Desde a manhã, pacientes que se dirigem ao à unidade são remanejados às UPAs da Vila Prado e Santa Felícia.
O furto de fiação atingiu o quadro de força que fica atrás da unidade, em local de pouca iluminação, sob a árvore. A Prefeitura informou que a CPFL já foi acionada. Como a extensão do furto foi grande, não há previsão de quando a energia pode ser restabelecida.
A CPFL afirmou que esteve no local e avaliou a situação. A companhia aguarda a recomposição da rede elétrica interna para fazer a religação da força.
É o segundo dia seguido em que uma unidade de saúde tem a fiação furtada. Ontem, a UBS da Vila Izabel precisou suspender o atendimento ao público por estar sem energia.
“Vou ter que pegar Uber”, diz paciente
A auxiliar de produção Karolaine Pedroso esteve na UPA do Cidade Aracy para receber atendimento, mas deu com a porta fechada.
“Vou subir lá na Vila Prado, na UPA. É um pouco difícil, vou ter que pegar Uber para ir para lá” afirmou.
A moradora afirmou ser “uma vergonha” o furto de fiação da UPA, unidade que presta atendimento médico aos moradores do bairro. “Roubar fio da UPA também? É chato isso”.