Estão abertas, até dia 19 de maio, as inscrições para o processo seletivo no doutorado e no doutorado direto do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs). A iniciativa é oferecida em parceria pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e pelo Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
São oferecidas 20 vagas para doutorado, oportunidade que é destinada a candidatos que já possuem o título de mestre.
Quanto ao doutorado direto, há 10 vagas disponíveis, oferecidas para quem completar a graduação e realizar a colação de grau até a data de matrícula no Programa.
Para participar, basta acessar o sistema de inscrição no site do Programa, onde estão disponíveis os editais, bem como o link para se inscrever no doutorado e o link para inscrições no doutorado direto.
Criado em 2013, o PIPGEs oferece várias linhas de pesquisa, entre elas aprendizado de máquina, probabilidade e processos estocásticos, modelos de regressão e inferência estatística. O principal objetivo é a formação de pesquisadores com atuação direta na modelagem, descrição e estimação de fenômenos aleatórios, assim como sua aplicação na indústria, na medicina e na biologia, entre outras áreas.
Além disso, o Programa estimula o ambiente científico promovendo seminários regulares de pesquisa e, anualmente, realiza o Programa de Verão em Estatística e o Workshop de Métodos Probabilísticos e Estatísticos.
Outros programas – Além do PIPGEs, o ICMC oferece o Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional e o Programa de Pós-Graduação em Matemática. Há, ainda, duas opções de pós-graduação profissionais: o Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI), oferecido pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), e o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), oferecido em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
O Instituto disponibiliza, também, cursos de MBA e especialização à distância, voltados para áreas como computação aplicada à educação, ciência de dados, segurança de dados, inteligência artificial e big data.