- Publicidade -
CotidianoVacinação contra gripe atinge 50% do público-alvo em São Carlos

Vacinação contra gripe atinge 50% do público-alvo em São Carlos

Baixa adesão preocupa; entre as crianças, apenas 4 mil doses foram aplicadas

- Publicidade -

Serão aplicadas vacinas contra a covid, gripe e sarampo (Foto: Luciano Claudino/ Código 19)

- Publicidade -

A baixa adesão da campanha de vacinação contra a gripe causa preocupação em São Carlos. Entre o público-alvo das duas primeiras fases, apenas 50% buscou pelos imunizantes no município. A imunização para toda a população será aberta em 27 de junho.

Os indicadores mais baixos são de gestantes, com 523 doses (23,3%) e crianças, com 4.082 doses (29,4%). Até o momento, o maior grupo imunizado foi o de idosos, com 26.713 doses aplicadas (60,5%). Esse é o único que está acima da metade do público imunizada.

Até o momento foram 41.829 doses aplicadas neste ano. Entre os grupos que não há percentual comparativo, a busca maior é de pessoas com comorbidades, com 3.974 doses aplicadas.

Devido à baixa adesão que atinge a vacinação em âmbito nacional, a campanha foi prorrogada para até 24 de junho aos grupos prioritários. Na cidade, a imunização vai ser aberta ao público em 27 de junho.

Os imunizantes estão sendo aplicados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. A pasta também vem fazendo plantões aos finais de semana.

- Publicidade -

Influenza x gripe
É importante ressaltar que caso haja suspeita ou diagnóstico de qualquer doença respiratória, é indispensável adiar a vacinação para a proteção do munícipe. Isso inclui pessoas com sintomas gripais, resfriados ou febre.

Quem teve diagnóstico positivo para Covid-19 deve aguardar quatro semanas após o início dos sintomas ou a partir da data de diagnóstico.

Certo ou errado?
Segundo o Ministério da Saúde, é incorreto dizer que a vacina provoca gripe, já que é composta por fragmentos dos vírus ou por vírus mortos, e sensação de desconforto após a administração. As reações mais comuns, que desaparecem em até 48 horas, são dor no local da injeção, eritema e enduração. Um número reduzido de pessoas pode apresentar febre e mal-estar.

Em relação à eficácia, a vacinação não tem efeito imediato e a proteção ocorre de duas a três semanas. De acordo com a pasta, é importante frisar que apenas uma vacina não protege contra a gripe e que existem duas: a trivalente, disponível na rede pública, e a tetravalente, disponível em serviços privados.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -