A Secretaria de Saúde de São Carlos informou, nesta quarta-feira (20), que o paciente confirmado com varíola dos macacos (Monkeypox) na cidade apresenta boa evolução na recuperação da doença.
O homem de 34 anos, que foi confirmado com a doença na última terça-feira (19), seguirá em isolamento social para evitar o contato com outras pessoas.
Ele recebeu atendimento médico na rede particular de saúde e seguirá sendo monitorado pela secretaria, bem como as pessoas que tiveram contato com o doente.
VEJA TAMBÉM
Monkeypox: após 1º caso, Saúde de São Carlos pede tranquilidade
São Carlos tem o primeiro caso de varíola dos macacos confirmado
A varíola dos macacos é uma doença causada por vírus e transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões na pele.
Assim, a infecção pode ocorrer por meio de um abraço, beijo, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre pelo contato com objetos, roupas, roupas de cama, toalhas e superfícies que tenham sido tocadas por pessoas doentes.
A secretaria alerta a população para os possíveis sintomas da doença, que são: febre, dor de cabeça, dores musculares, calafrios ou cansaço. Após a manifestação de tais sintomas, os pacientes podem levar de um a três dias para desenvolver lesões na pele.
LEIA MAIS
Séries sobre crimes reais ganham espaço no streaming
Acidentes com motos causam 12 mil mortes por ano no Brasil