A partir de segunda-feira (8), São Carlos (SP) inicia a vacinação contra Covid-19 em idosos acima de 90 anos. Além de presencialmente, os imunizantes também serão aplicados por drive-thru e em esquema domiciliar.
Todas as 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 17 Unidades de Saúde da Família (USFs) vão disponibilizar o imunizante contra a COVID-19, totalizando 29 pontos de vacinação. O horário de atendimento para esse público será das 10h às 15h, sem intervalo.
Os pacientes que tiverem problemas com mobilidade podem ser vacinados dentro do carro, em sistema drive-thru, como foi feito na Campanha de Vacinação Contra a Gripe em 2020.
Também será feito atendimento domiciliar para os idosos acamados que se enquadrem nesse grupo prioritário. Neste caso, a família deve entrar em contato com a USF mais próxima e solicitar o agendamento da vacinação.
Para receber a vacina, o idoso deve apresentar RG, CPF ou CNH na unidade que receberá a vacina. Além disso, é recomendada a realização do pré-cadastro no site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo.
Também são permitidos acompanhantes mediante determinações do protocolo sanitário: uso de máscara facial, álcool em gel e distanciamento social.
Próximo público
De acordo com o secretário da Saúde, Marcos Palermo, a vacinação também continua para os profissionais de saúde, grupo prioritário para essa primeira fase da vacinação.
“Necessitamos de 43 mil vacinas para poder dar uma margem de segurança populacional. Seria toda a equipe da saúde e também os 30 mil idosos acima de 60 anos. Nessa operação começamos acima de 90 anos, chegando um próximo lote que esperando que venha na semana que vem, começamos com a faixa etária de 85 a 89 anos, e assim sucessivamente”, explicou.
Palermo ressaltou que a expectativa é de que a cidade receba um novo lote de imunizantes na próxima semana. Caso isso ocorra, a vacinação para idosos acima de 85 anos pode ser adiantada.