Uma ventania assustadora que atingiu São Carlos na noite de quinta-feira (1º) foi responsável pela queda de quatro árvores e suspensão no fornecimento de energia de vários moradores. Alguns pontos da cidade também registraram chuvas.
O Corpo de Bombeiros atendeu chamados de quatro ocorrências de quedas de árvores nas seguintes localidades: Rua Nove de Julho, no Centro; Rua Dr. Aurélio Cattani, no Nova Itamaraty; Rua Henrique Gregori; Avenida Dr. Pádua Salles.
A corporação informou, em balanço nesta sexta-feira (1º), que as árvores caíram em vias públicas e nenhuma atingiu casas, telhadas ou veículos. Uma chegou a ‘fechar’ a rua, mas agora todas as vias estão liberadas. Foram empenhadas duas viaturas e seis bombeiros para as demandas.
Além disso, o temporal provocou impactos na rede de distribuição de energia. Segundo a CPFL, os maiores danos foram causados pela queda dessas árvores de grande porte “inadequadas para áreas urbanas e plantadas sob a rede elétrica”, e por objetos arremessados pelo vento.
“Todas as equipes atuam prontamente e o fornecimento de energia já foi restabelecido para a maioria dos clientes afetados. A concessionária segue trabalhando em casos pontuais e o fornecimento será normalizado em segurança e no menor tempo possível”, informou em nota.
De acordo com a Defesa Civil do município, o vento chegou a 30 km/h e a chuva registrada foi em torno de 15,8 milímetros – chuva rápida, com deslocamento de rajadas de ventos e descargas elétricas.
Assista ao vídeo:
Ainda há riscos?
Esse temporal foi provocado pela combinação de calor e umidade intensificados por uma baixa pressão em alto mar, e a previsão indica que mais uma vez a região está em estado de atenção para chuvas moderadas a forte.
Essa chuva deve vir pontual e isolada, típica de verão. O calor ainda deve ficar acima da média, mas a tendência é ser menos quente que na quinta-feira, por exemplo. Os termômetros ficam abaixo de 34ºC na região.