- Publicidade -
EconomiaCemitério Vertical: audiência pública termina sem conclusão; nova reunião será marcada

Cemitério Vertical: audiência pública termina sem conclusão; nova reunião será marcada

Futura necrópole vertical, se construída, será erigida em frente a condomínios de classe alta

- Publicidade -

Manifestantes que repudiam a construção de um cemitério vertical entre a UFSCar e um condomínio de alto luxo em São Carlos lotaram o auditório da Prefeitura Municipal durante a audiência pública que discutiu o tema. Abaixo-assinado contra o empreendimento já tem 2,7 mil subscritos no Petição Pública.

No evento, o grupo que pretende construir o empreendimento explicou aspectos do EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança). Membros da sociedade civil organizada também falaram durante o evento.

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM
Grupo quer construir cemitério vertical privado em São Carlos; entenda
Moradores do Jardim São Carlos pedem recapeamento de rua destruída por obra

O vereador Djalma Nery (PSOL), que é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, criticou a forma como a audiência pública foi conduzida, de forma a dar somente a chancela ao empreendimento, sem grandes participações da população. Observou que o grupo interessado no Cemitério Vertical apresentou EIV e promoveu a compra da área contando com a aprovação.

“Eu como presidente da Comissão de Meio Ambiente, militante, fiquei sabendo por meio de petição de vocês. Tem alguma coisa de errada neste processo”, disparou.

O parlamentar afirmou que irá oficiar a Prefeitura sobre impactos na área de preservação da UFSCar e criticou que o EIV “é muito vago” e não diz objetivamente quais as medidas de mitigação da construção do Cemitério Vertical.

Papel como mediador da discussão

Ao acidade on, o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Wilson Jorge Marques, afirmou que a pasta trabalha como mediadora da discussão pública sobre a construção de empreendimentos na cidade e que não opina sobre o mérito.

- Publicidade -

Marques revelou que o tema do Cemitério Vertical ainda será objeto de novas audiências públicas, para que a discussão sobre o empreendimento seja ampliada. “Ontem era apenas consultivo, para discussão e apresentação do projeto para a sociedade e teremos outra audiência pública para atender aos pedidos da população”, afirma.

O secretário afirmou que percebe haver resistência entre os moradores do entorno que não querem o empreendimento. A futura necrópole vertical, se construída, será erigida em frente a condomínios de classe alta.

Da parte burocrática, Marques afirmou que a obra ainda depende de tramitação nas áreas de parcelamento e uso do solo e apresentação de documentações, em sua secretaria, e também, de licenciamento ambiental, na pasta de Meio Ambiente.

Como deve ser o velório

O empreendimento será construído na Rodovia Thales de Lorena Peixoto Júnior (SP-318), nas imediações de condomínios de alto padrão. Projeto ao qual o acidade on São Carlos teve acesso será construído em terreno de 49 mil m². O local deve contar com 450 lóculos (espécie de gavetas), onde deverão repousar os restos mortais. Os empreendedores ainda querem construir um complexo velatório, com oito salas para funerais.

LEIA MAIS
Lula assina demarcação de dois territórios indígenas na Amazônia

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -