A Festa do Peão de Barretos teve início na última quinta-feira (18) e o setor de excursões de São Carlos já sentiu o aquecimento em razão do rodeio, a partir da alta na demanda por ônibus e vans que fazem o transporte até o evento.
Empreendedores da cidade que trabalham com frete de veículos comemoram o início da festa, a qual seguirá até o dia 28 de agosto e que promete aquecer a economia de toda a região, movimentando de R$ 40 milhões a R$ 50 milhões durante os dez dias de evento.
Os empresários de São Carlos Felipe Melo e Fernanda Lima, que são sócios, trabalham com o frete de ônibus e contam que, somente para o primeiro fim de semana de shows do rodeio, tiveram de locar cinco veículos com lotação máxima.
LEIA MAIS
CPI pode propor quebra de sigilo telefônico da primeira-dama de forma ‘amigável’
Com mais um óbito, São Carlos soma 621 mortes pela Covid
“Estamos recebendo várias mensagens dizendo ‘pelo amor de Deus, uma vaguinha’, mas está difícil. A gente não tem mais ônibus para locar de tanta procura que está tendo”, relatou a empresária Fernanda Lima.
A festa, que estava há dois anos suspensa devido à pandemia de Covid-19, significou um alívio não só para empreendedores e autônomos do setor de turismo, como também para as empresas de transporte intermunicipal.
Uma pesquisa feita por uma empresa de transportes revelou um aumento de 133% na venda de passagens com destino a Barretos neste ano, na comparação com a saída de ingressos observada em 2019, último ano de realização da festa antes do retorno.
“Acredito que a grande procura pelas excursões seja por conta da alta dos combustíveis, dos pedágios e do estacionamento do local, que acabam não sendo acessíveis para todos. Além disso, o pessoal também está buscando praticidade e segurança na hora de ir e vir”, explicou o guia de turismo Anderson Santos.
O cronograma de shows do famoso “Barretão” segue nesta sexta-feira (19) com shows de Jorge & Mateus, Wesley Safadão e Pedro Sampaio. Já no sábado (20), sobem aos palcos para agitar a galera Gusttavo Lima, Cesar Menotti & Fabiano e Dubdogz.