Em meio à forte reação à proposta de instalação de pedágio na Rodovia Washington Luís (SP-310), a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) optou “não listar” no Youtube a live da audiência pública realizada na região ontem (27). A opção deixou o conteúdo de fora de pesquisas e do canal da agência na plataforma de vídeos. A liberação ocorreu somente após questionamentos da reportagem do ACidade ON São Carlos ao órgão.
O acesso ao vídeo somente era possível por meio de compartilhamento de link. Apesar de a Artesp ter informado na semana passada que moradores de São Carlos e região poderiam “acompanhar e participar pela internet, no canal da Artesp no Youtube”, na prática, houve restrição de conteúdo por mais de 24 horas.
Até às 11h desta quinta-feira (28), somente a audiência pública realizada em Araraquara não estava “listada” no canal do Youtube. Por lá era possível acessar as discussões em Penápolis, São José do Rio Preto, Barretos e São Paulo. O conteúdo somente foi liberado na plataforma do órgão por volta das 11h10 desta quinta (28), após questionamento da reportagem. Cerca de 350 visualizações foram contadas até o fim da manhã.
O Youtube disponibiliza três opções de privacidade para os administradores de canal: privado, não listado e público. Segundo a própria plataforma, quando há a escolha por não listar o vídeo, ele não aparece na pesquisa, nos vídeos relacionados e nas recomendações, não é postado no canal e não aparece nos feed dos inscritos.
A região de São Carlos e Araraquara formou forte resistência à proposta de instalação de novo ponto de cobrança. Os prefeitos de São Carlos, Araraquara e Ibaté, além de chefes dos legislativos locais e representantes da sociedade civil manifestaram contrariedade à medida. Há, ainda, o entendimento entre os políticos da região para levar a tomada de posição local ao Palácio dos Bandeirantes.
Nos últimos dias, o presidente da Câmara de São Carlos, Roselei Françoso (MDB), afirmou que levaria o assunto à capital indiretamente via moção de apelo e diretamente solicitando via interlocutores do governo uma reunião com o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) e o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
Por outro lado, a administração são-carlense também tem se movimentado contra a instalação de nova praça de cobrança, mas cobrou do Estado a realização de obras no trecho da rodovia no município.
Procurada, a Artesp afirmou por meio da assessoria de imprensa que houve “um problema técnico” ao disponibilizar o vídeo no Youtube e que ele teve a liberação de acesso nesta quinta.
Leia também:
São Carlos se posiciona contra o pedágio, mas pede novas vias marginais
Vereadores criticam Doria e protestam contra novo pedágio na SP-310
População e políticos reagem à proposta de novo pedágio na Washington Luís
Artesp estuda implantar pedágio entre São Carlos e Araraquara