O IPVA 2024 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) ficará 4,1% mais barato em São Paulo em 2024, segundo o levantamento feito pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) com base na tabela de valores venais. O calendário de pagamentos já foi liberado.
A tabela foi publicada pela Secretaria da Fazenda e Planejamento nesta quinta-feira (21), em edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE). O levantamento da Fipe é referente a 12.642 modelos e versões de veículos de todas as marcas, baseada nos valores de mercado de setembro de 2023, comparados ao mesmo período de 2022.
- Houve queda de 5,11% nos preços de venda para automóveis;
- Preços de venda de caminhões subiram 0,52% e de ônibus e micro-ônibus fecharam 0,69% acima do valor;
- Camionetas e utilitários tiveram queda de 4,35%, enquanto motos tiveram redução de 2,26%.
Para consultar o valor venal do automóvel para 2024, a Sefaz-SP preparou uma página simplificada de consulta, no Sistema de Veículos (Sivei) do portal, bastando o proprietário informar a placa do veículo.
Como calcular o imposto
Para calcular o valor do imposto em São Paulo, o proprietário precisa consultar o valor venal do veículo e multiplicar pelo valor da alíquota do imposto.
As alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados permanecem as mesmas: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; além de 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo.
Governo de SP libera calendário do IPVA 2024; veja datas, parcelamento e descontos
Frota total de veículos e alíquotas
A frota total no Estado de São Paulo é de aproximadamente 28,3 milhões de veículos. Desses, 18,5 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA e 8,9 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação.
Cerca de 900 mil veículos são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento (como taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos).