Uma das maiores livrarias do país, a Saraiva, leiloou ativos, nesta semana, e arrecadou R$ 160 milhões para abater parte da dívida que a empresa acumula.
Entre os ativos vendidos estão um ponto de loja no Shopping Ibirapuera, localizado na capital paulista, o qual foi adquirido pela marca de comércio de artigos esportivos Centauro, e créditos tributários, que pertenciam originalmente ao Banco do Brasil.
O ponto no shopping era o último sob posse da livraria, uma vez que os atuais pontos são todos alugados. Até 2017, a empresa possuía 113 lojas.
A empresa enfrenta um processo de recuperação judicial há três anos e acumula uma dívida que já alcança a marca de R$ 500 milhões.
O último balanço da empresa revelou que a livraria acumulou um prejuízo de 15,8 milhões de reais entre janeiro e abril deste ano, número que supera o déficit registrado durante todo o ano de 2021, mostrando a grave situação financeira em que a rede se encontra.
Sendo assim, o dinheiro arrecadado no leilão será destinado exclusivamente para o abatimento da dívida e o restante deverá ser pago a partir do caixa da empresa.
LEIA MAIS
Sob Bolsonaro, diesel subiu 203% e a gasolina, 169,1%
Lira levará para líderes proposta de taxação de lucros da Petrobras