Para celebrar os vinte anos de carreira, nesta sexta-feira (21), a cantora e compositora de São Carlos (SP), Nara Dom, lançou o primeiro videoclipe “Cor da Pele” já disponível nas redes sociais da artista. A música também vai poder ser ouvida, a partir do dia 4 de junho, nas plataformas digitais. (Veja abaixo)
A canção “Cor da Pele”, escolhida para compor o primeiro videoclipe foi composta pela cantora e valoriza a identidade e espiritualidade africanas, além de trazer muito da feminilidade de Nara. A voz grave e encorpada, com a pegada do soul e com referências do samba, são marcas registradas.
“Todas as minhas músicas e poemas são uma vitrine de mim mesma. São obras que mostram as minhas raízes. Sou preta e faço parte de uma família de mulheres fortes. Minha mãe, ex-moradora de rua, deu a volta por cima e conseguiu criar as quatro filhas. Minhas composições refletem tudo isso”, afirma a artista.
– Artistas de São Carlos lançam projeto de valorização afro-brasileira
Vida de artista
Aos 12 anos, Nara já atuava como musicista profissional. Participou de programas de TV como “Quem Sabe Canta” e “Ídolos” onde esteve por duas temporadas entre os semifinalistas. Nara também abriu os shows de artistas nacionais como Sandra de Sá & Elas”, “Sambô”, “Inimigos da HP”, Zeca Baleiro, entre outros.
Em 2019, foi semifinalista do “Festival da Canção” (FENAC, 2019) – o mesmo que revelou artistas renomados da MPB, como Milton Nascimento e Jair Rodrigues. No mesmo ano, participou do videoclipe “Brasileira guerreira” da artista Luciana Mello, filha de Jair Rodrigues.
“Apesar de estar há tanto tempo me dedicando à música, eu não tinha essa expectativa de gravar um videoclipe, não foi algo planejado. Com a pandemia da COVID-19, na tentativa de pensar em projetos alternativos, comecei a conversar com um amigo aqui, outro amigo lá, e de repente me vi cercada por todos esses profissionais, com excelência no que fazem, e o projeto saiu do papel”, comemora a artista.
O cantor e compositor Macau, autor de “Olhos coloridos”, composição que ficou conhecida pela interpretação de Sandra de Sá, também foi uma das influências na carreira de Nara Dom. E ele elogia o clipe e a obra da artista. “A obra Cor da Pele fala dos nossos ancestrais, da nossa espiritualidade, dos nossos orixás. Tenho certeza de que vai ser sucesso”, comenta.
Videoclipe
A produção do videoclipe conta com Felipe Côrtes na produção musical; Nara Dom e Felipe Côrtes na direção artística; Luana Di Pires na direção de cena ; Thierry Varela como assistente de direção de cena, Gil Arruda como hair design; Gercilene Azevedo da Cunha como assistente geral e Dnize Castro na consultoria e elaboração dos dois projetos aprovados pela Lei Aldir Blanc São Carlos.
Os projetos “Palavra Batucada” e “Cor da Pele” contam com apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo.