O coletivo BaobAfro apresenta nesta quarta-feira (21), às 20h, no Teatro Municipal de São Carlos, o espetáculo sensorial “Viela Sem Via: A Solidão da Mão Preta”, com artistas surdos e ouvintes. A apresentação bilíngue, português e Libras, é gratuita e aberta ao público.
O espetáculo, dirigido pelo artista e intérprete de Libras Luccas Araújo, conta a história de três gerações de mulheres pretas e surdas na favela: a avó escravizada, a mãe moradora dos morros e a filha morta por balas perdidas, narradas por figuras místicas advindas da África, junto com o pai dos orixás, Oxalá.
A apresentação é produzida integralmente com dramaturgia em português e Libras simultaneamente. “Te leva a sentir emoções sem entender a língua, e entendendo ao mesmo tempo também porque a gente usa as duas línguas ao mesmo tempo”, explicou Araújo.
VEJA TAMBÉM
Dia do Cinema Brasileiro: 11 filmes que vão te fazer amar tramas nacionais
Artistas de São Carlos vão cantar na Festa do Peão de Barretos: “Felicidade que não cabe”
PROCESSO DE CRIAÇÃO
O diretor comenta o quanto foi importante o processo de criação da peça, junto de outros artistas, que aborda tantas temáticas sociais que são deixadas de lado, sobretudo com as interseccionalidades das pessoas com deficiência e das pessoas pretas que vivem em periferias.
“A gente tem uma atriz surda, e o coletivo é formado majoritariamente por pessoas negras. É uma importância de luta política, de reivindicar aos nossos ancestrais, de mostrarmos as nossas histórias, as histórias de pessoas que já passaram, sobretudo estar numa cidade de interior, é mais um resistência, mais um ato político”, explicou.
O artista comenta que o espetáculo traz a luta, a vivência e coloca pessoas com deficiência em protagonismo, em evidência – algo inacessível, principalmente culturalmente falando. “Se a gente está usando a língua dessas pessoas como forma de luta, por que não elas estarem com a gente também?”, relatou.
“Aqui em São Carlos a gente tem a Associação de Surdos (Asscjf) e por vezes a gente ouve diversos relatos dessas pessoas, que não encontram espetáculos culturais com acessibilidade, na maioria das vezes é o intérprete de Libras lá no cantinho, quase caindo do palco, mas a nosso objetivo aqui é colocar a língua delas em protagonismo”, completou.
SERVIÇO
Espetáculo “Viela Sem Via: A Solidão da Mão Preta”
Quando: Quarta-feira (21), às 20h
Onde: Teatro Municipal de São Carlos
Entrada: Gratuita; retirada de ingressos com uma hora de antecedência
Não recomendado para menores de 14 anos.
LEIA MAIS