O bispo Dom Luiz Carlos Dias, da Diocese de São Carlos, receberá, na próxima quarta-feira (7), o título de Cidadão Honorário de São Carlos. A cerimônia será realizada na Catedral Diocesana.
A concessão da honraria, proposta pelos vereadores Gustavo Pozzi (PL) e André Rebello (União Brasil), foi oficializada por decreto legislativo aprovado por unanimidade em fevereiro.
VEJA TAMBÉM
PP busca ampliar poder político em SP com ex-ministra Tereza Cristina
Avião de tio de Damares Alves é apreendido com 290kg de drogas
Natural de Caconde, Dom Luiz Carlos Dias tem 58 anos e foi ordenado diácono em 1989 e sacerdote em 1991. Pertence ao clero da Diocese de São João da Boa Vista (SP). Cursou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos da arquidiocese de Ribeirão Preto (Cearp). É mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, com formação em Ética Social na Adveniat, Alemanha.
Na trajetória sacerdotal, atuou como reitor do Propedêutico, Casa São Paulo (1992 a 2002); vigário paroquial na paróquia Imaculada Conceição, em Caconde (1991 a 2002); pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em São João da Boa Vista, em 2005; diretor do Instituto de Filosofia da Diocese de São João da Boa Vista; reitor do Seminário Diocesano de Teologia “São João Maria Vianney” (2005 a 2010); vigário da paróquia São Judas Tadeu em Mogi Guaçu (2005 e 2010).
Também exerceu a docência em Teologia Moral, no Instituto de Teologia de São João da Boa Vista (1992 a 2001); Antropologia Cultural e História da Filosofia, no Instituto de Filosofia da diocese de Guaxupé; História da Filosofia, Metafísica e Seminários, no Instituto de Filosofia de São João da Boa Vista; História da Ética, no Instituto de Filosofia da arquidiocese de Brasília.
Na Diocese de São João da Boa Vista, coordenou a Pastoral missionária diocesana e foi membro do Conselho de Presbíteros. No período de 2010 a 2015, exerceu o cargo de secretário executivo das Campanhas da Fraternidade e da Evangelização, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.
Foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo e bispo titular de “Tunes” em março de 2016. Sua ordenação episcopal aconteceu dia maio do mesmo ano. Em 20 de outubro de 2021, foi nomeado pelo Papa Francisco como oitavo bispo da Diocese de São Carlos e tomou posse no dia 18 de dezembro daquele ano.