- Publicidade -
PolíticaJustiça suspende processo de cassação do prefeito Airton Garcia

Justiça suspende processo de cassação do prefeito Airton Garcia

Juíza acatou o pedido do político, que alegou “cerceamento de defesa” no fato de a Câmara Municipal não dar prazo para interposição de recurso ao prosseguimento de investigação

- Publicidade -
Prefeito de São Carlos, Airton Garcia (UB), é investigado. (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Prefeito de São Carlos, Airton Garcia (UB), é investigado. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

A Justiça determinou a suspensão da Comissão Processante que pode cassar o mandato do prefeito Airton Garcia (União). O político responde por processo na Câmara por suposto caso de negligência e quebra de decoro em caso de locação de um terreno.

A juíza Gabriela Muller Carioba Attanasio, da Vara da Fazenda Pública, acatou o pedido do político, que alegou “cerceamento de defesa” no fato de a Câmara Municipal não dar prazo para interposição de recurso ao prosseguimento do processo. A tese dos advogados do prefeito aponta que os vereadores desconsideraram os artigos 176 e 177 do Regimento Interno da Casa de Leis. Nele, abre-se espaço para que recursos as decisões desfavoráveis sejam apreciados em plenário, com prazo de 10 dias.

- Publicidade -

LEIA MAIS
CPI que apura “delivery” de remédios do SUS escolhe membros
TJ nega pedido de sigilo de provas colhidas em celular da secretária de Saúde
 

A liminar foi publicada na manhã desta quarta-feira (31). Na decisão, a juíza afirmou haver “presença dos requisitos legais consistentes” e deu prazo de 10 dias para que as partes, no caso a Câmara e prefeito, se manifestem. O Ministério Público será notificado da liminar.

Procurada, a Prefeitura de São Carlos afirmou que irá se manifestar em nota.

A Câmara afirmou que se manifestará assim que tomar ciência da liminar.

O espaço segue aberto para as manifestações.
 

- Publicidade -

Etapa pulada

Após análise feita por parte de integrantes da Comissão Processante, o colegiado decidiu prosseguir com a investigação contra o prefeito. Já no ato, os parlamentares estabeleceram data de 5 de setembro para o depoimento de Airton Garcia.

Ocorre que, segundo os advogados, o próprio Regimento Interno da Câmara Municipal determina que há, ainda, espaço para nova defesa do prefeito, no formato de recurso escrito, com o prazo de 10 dias para manifestação.

Com essa possibilidade, a defesa de Airton Garcia afirmou ter havido cerceamento de defesa em desfavor do prefeito de São Carlos.

Em pedido de mandado de segurança assinado pelo escritório Gonzaga e Volpe, a banca afirma que a Comissão “não respeitando o que assegura o Regimento Interno, sobre da interposição de Recurso, determinou de maneira precipitada a designação de audiência para depoimento do denunciado para o dia 05/09/2022, ou seja, apenas seis dias após o denunciado ter tomado ciência da decisão que aprovou o parecer pelo prosseguimento da denúncia; 9 dias para a oitiva das testemunhas de acusação; e 10 dias para o início da inquirição das testemunhas de defesa; violando, assim, o direito líquido e certo do Impetrante ao recurso ao plenário”.

A defesa ainda defende que, a proibição de recursos ao plenário seria, no mínimo, “atentatório ao princípio da moralidade pública”.

Os advogados de Airton Garcia evocam jurisprudências que garantiriam ao prefeito o benefício do mandado de segurança, que acabou por ser acatado pela Vara da Fazenda Pública de São Carlos.

Processo de cassação
O mandatário é acusado de negligência com os interesses e erário público e com o decoro do cargo. O processo foi solicitado por uma moradora e aprovado no dia 26 de julho.

Airton será investigado por ter pago supostamente mais de R$ 300 mil em aluguéis para um terreno de propriedade da família do político Júlio Cesar Pereira de Souza. Processo movido pelo Ministério Público está em tramitação na Justiça. 

VEJA TAMBÉM
Possível vazamento traz detalhes do próximo Assassin’s Creed

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -