Edson Fermiano está fora novamente da pasta de Governo e da gestão Airton Garcia (União Brasil). O político que tinha saído da administração durante a crise do impeachment, voltou, e pediu para sair de novo agora, mas por motivos particulares, ressalta. Para ele, um nome do MDB deve ocupar a vaga.
Em entrevista ao acidade on na tarde desta sexta-feira (18), Fermiano ressalta que quer ter mais tranquilidade agora fora do governo. Ele esteve “dentro” – nesta última passagem – por 45 dias.
“Eu tenho meu escritório de advocacia e há questões de foro íntimo, daí achei necessário sair, ficar no meu escritório tranquilamente e desejar boa sorte a quem entrar e aos demais componentes do governo”, afirma.
LEIA MAIS
Fermiano, Dante e Carneirinho deixam o governo Airton
O agora ex-secretário ressaltou a amizade de longa data com o prefeito de São Carlos, que está mantida. “O respeito muito”.
A saída anterior de Fermiano, nos fins de julho, foi conturbada. Falta de interlocução entre Prefeitura e Câmara levou parte da base a uma rebelião que quase custou o mandato do prefeito. Na época, ao acidade on, afirmou que sentia desrespeitado com demissões feitas por Airton em represália à abertura do processo de impeachment.
Águas passadas, o advogado e político afirmou que o município navega por águas tranquilas depois do turbilhão do meio de ano. Há, porém, solavancos normais da democracia.
“Eu acho que está tranquilo. Lógico que sempre tem alguma coisa, como existe na democracia, como um com uma ideologia diferente do outro. E a Câmara, lógico, está sempre mantendo a independência, como sempre fez, mas harmoniosa com o Executivo”, afirma.
Futuro da articulação
Sem abrir nomes, Fermiano diz acreditar que um nome do MDB deve ocupar a pasta, uma vez que a sigla tem preferência na indicação. “O nome é do MDB, pois é o MDB quem deve indicar. Me parece que é isso”.
Independente de quem seja o nome indicado, a gestão Airton Garcia já conta com Netto Donato na articulação, segundo o ex-secretário.
“Ele fez um ótimo trabalho, conhece a Câmara como ninguém. O Netto é muito importante para o governo Airton Garcia, disso não tenho dúvida nenhuma”.
Presidência da Câmara
Questionado sobre a expectativa de que Marquinho Amaral (Podemos) ascenda à presidência da Câmara Municipal, Fermiano relembra que o político fez um “grande trabalho” e que repetirá o desempenho no Legislativo em eventual novo biênio. Os vereadores devem sacramentar a escolha em meados de dezembro. “Acho que os vereadores estão, em sua maioria, com ele.”
Sobre o futuro
“Vou continuar advogando, como faço há mais de 50 anos”, afirmou o experiente político, que relembrou a célebre frase: “O homem é um animal político”.
VEJA TAMBÉM
Bolsonaro é atendido no Hospital das Forças Armadas com dores abdominais