O prefeito Airton Garcia (União) não compareceu ao depoimento à Comissão Processante na Câmara Municipal nesta segunda-feira (5). A ausência do mandatário, inclusive, era esperada entre os vereadores.
O presidente da Processante, Gustavo Pozzi (PL) declarou a falta do prefeito após meia hora de espera. O mandatário não deu justificativa à ausência para a comissão. Na semana passada, Airton argumentou em pedido de liminar ter sofrido prejuízo em sua defesa no impedimento de apresentar argumentação escrita ao plenário.
“Essa Casa, em nenhum momento, deixou de dar as possibilidades para o prefeito municipal se defender”, ponderou o presidente da investigação.
Pozzi afirmou, ainda, que o prefeito não compareceu por manifestação de vontade própria e lamentou o ocorrido. “Não existe nenhuma notificação, nenhum comunicado, justificando ausência do prefeito municipal da nossa cidade no dia de hoje”.
O parlamentar explicou que a Comissão Processante segue com os trabalhos tomando depoimentos na quinta (8) e sexta-feira (9) e na segunda (12).
Procurado, o prefeito não comentou a ausência até o fechamento da reportagem.
LEIA MAIS
Bolsonaro sanciona programa de renovação de frota
Pequenas empresas geram 70% das vagas de emprego em julho, diz Sebrae
Situação triste
A vereadora Professora Neusa (Cidadania) afirmou ser “uma situação triste” a ausência do mandatário do depoimento marcado para hoje. A parlamentar, junto do presidente da comissão e do relator Paraná Filho (PSB), esperou a chegada de Airton na sede do Legislativo.
“Eu acho que triste porque era uma chance de o prefeito colocar a sua própria defesa. Nos sentimos um pouco desrespeitados enquanto Casa do Legislativo. (…) Não tenho muito o que falar. É uma decepção”, afirma.
Próximos depoimentos
8 de setembro
14h – André Ricardo Zambon
15h – Marlon Roberto Pinheiro Gelesky
16h – Hilário Apolinário de Oliveira
17h – Mário Luiz Paulino
9 de setembro
9h30 – Rosângela Catani (esposa do político Júlio César)
10h – Júlio César Pereira de Souza (ex-candidato a prefeito)
14h – Edson Fermiano (ex-secretário de Governo)
15h – Waldomiro Antonio Bueno de Oliveira
16h – Mário Luiz Duarte Antunes (secretário da Fazenda)
12 de setembro
9h – Walcinyr Bragatto
10h – Edmur Roiz
11h – Elvis Valentim
14h – Carlos Antonio Campos
15h – Eurípedes Marcos Gouveia
VEJA TAMBÉM
Uso do celular é responsável por 57% dos acidentes de trânsito