O vereador Djalma Nery (PSOL), defensor do uso de máscara e crítico de quem desrespeita o distanciamento social, publicou um vídeo em suas redes sociais sem a proteção em via pública. Questionado, o parlamentar disse não “haver ninguém” no local onde o vídeo foi gravado.
Em gravação publicada nesta sexta-feira (25) em que tratava sobre o vazamento de esgoto no córrego Monjolinho, o vereador tirou a máscara logo no começo do vídeo, algo que é proibido por lei federal e com multa de R$ 524,59 prevista em decreto estadual.
Questionado sobre o fato de ter removido a máscara de proteção, o vereador afirmou que “não tinha absolutamente ninguém” ao redor dele, em rotatória com “nenhum pedestre a centenas de metros”. “Apenas” o assessor do vereador, com quem Djalma afirma “conviver diariamente, utilizando máscara PFF2 e distanciamento seguro”.
“Vc ouviu o vídeo e escutou o barulho ao redor?”, retrucou ao ser questionado.
Não foi a primeira vez que o vereador tirou a máscara em via pública. Apesar de ter argumentado que a rua estava movimentada de veículos no vídeo de hoje, em 17 de fevereiro, em visita ao Canil Municipal e em 18 de junho, em passagem em frente ao Ecoponto do São Carlos 8, o parlamentar também gravou sem máscara em locais completamente silenciosos.
Em outro vídeo, o parlamentar registrou a visita ao Hospital Universitário, local em que há atendimento de pacientes graves de Covid-19.
No começo deste mês, após o presidente defender a desobrigação de máscara para vacinados e recuperados da Covid-19, o vereador se juntou a outros políticos são-carlenses na defesa do equipamento.
Em uma postagem em rede social, Djalma afirmou “Não tire a máscara, tire o Bolsonaro”. Em outra, ironizou o fato de o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello ter aparecido com máscara na CPI da Pandemia e sem máscara em ato de apoio a Bolsonaro.
“Tinha que ser recebido com voz de prisão na CPI. Até quando pessoas como eles farão questão de mostrar que estão acima da lei e nada acontece? É a completa desmoralização e falência do poder judiciário em nosso país (sic).”
Sobre o uso de máscaras, o vereador dá “recomendação total e irrestrita, especialmente as certificadas PFF2/N95, somadas a distanciamento, isolamento e uso de álcool e higienização constantes”.
“Adendo” em postagem
Após ser questionado sobre a aparição na Rotatória do Cristo sem máscara, o vereador editou o texto que acompanha a postagem no Facebook.
“ps: desculpem o barulho ao fundo, mas o tráfego na região é intenso. Tirei a máscara no início por conta deste ruído, mas como vcs podem ver não tem absolutamente nenhum pedestre ao redor em centenas de metros – a não ser o Vitor, que gravou, usando máscara pff2, com quem convivo diariamente e com distanciamento (sic)”, disse em adendo com a sigla PS, termo latino que significa “escrito depois”.