O vereador Djalma Nery (PSOL) vai pedir a retirada do projeto de resolução que prevê a substituição da leitura da Bíblia pela da Constituição e a retirada de símbolos religiosos do plenário da Câmara de São Carlos (SP). A proposta seria discutida e votada na sessão desta terça-feira (9).
Após se reunir com o bispo auxiliar Dom Eduardo Malaspina e outros padres da cidade na última sexta-feira (5), o parlamentar fez uma publicação em suas redes sociais explicando o motivo de sua decisão: “Para que o debate possa ser maturado, solicitaremos a realização de uma ampla consulta pública para ouvir mais profundamente a sociedade”. Veja mensagem completa abaixo:
Desta forma, após ampliar o debate sobre o tema, Djalma Nery cogita apresentar um novo projeto que, ao invés de propor a substituição da leitura da bíblia pela da Constituição, também permita a leitura de outros textos sagrados, filosóficos ou reflexivos. “Essa é uma outra maneira de garantir o estado laico: ou todos ou nenhum. Quando apenas uma crença, um dogma, está presente, exclusivamente, você gera uma assimetria, uma injustiça, uma hegemonia, uma situação que desrespeita as demais crenças e religiões”, explicou.
Além disso, também vai sugerir que símbolos religiosos de diferentes vertentes também possam estar presentes na Casa de Leis para que não seja necessário retirar o crucifixo do plenário.
O vereador do PSOL ressaltou, entretanto, acreditar que a proposta que está sendo retirada seria a ideal, mas que vai buscar formular uma que ‘agrade’ a todos. “Entendendo que existem percepções diferentes, nossa ideia é buscar essa síntese, ainda que não seja o ideal para nenhum dos lados, para garantir o cumprimento do Artigo 19 da Constituição”.
Leia mais sobre o assunto:
– Vereador propõe retirada de crucifixo da Câmara de São Carlos