- Publicidade -
SaúdeCidade da região tem primeiro caso de febre amarela de SP desde 2020

Cidade da região tem primeiro caso de febre amarela de SP desde 2020

No estado de São Paulo, a cobertura vacinal contra febre amarela é de 64%, segundo a Secretaria do Estado de Saúde (SES)

- Publicidade -
Aedes aegypti também é transmissor da febre amarela. Foto: Divulgação 
Aedes aegypti também é transmissor da febre amarela. Foto: Divulgação 

A Secretaria do Estado de Saúde (SES) confirmou, em Vargem Grande do Sul, o primeiro caso de febre amarela do estado desde 2020. Após a confirmação, o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) e a vigilância municipal estão investigando a região.

O paciente, um idoso de 73 anos, é morador de zona rural e já teve alta hospitalar. Devido ao caso, o município vai fazer vacinação contra a doença na zona rural neste sábado (28) e no domingo (29), percorrendo quatro estradas.

- Publicidade -

No estado de São Paulo, a cobertura vacinal contra febre amarela é de 64% e a SES alerta sobre a importância da vacinação para evitar casos mais graves.

Leia mais

São Carlos notifica 33 casos de dengue em 2023

Ibaté notifica 22 casos de dengue em janeiro, diz boletim

Transmissão da doença
A febre amarela é uma doença transmitida por vetores, infecciosa viral e aguda, que pode levar a morte. A única forma de prevenção da doença é a vacinação. O estado de São Paulo vem, desde 2016, enfrentando um surto de Febre Amarela Silvestre. A maioria dos casos confirmados ocorreram em pessoas não vacinadas, que se expuseram a áreas e ou atividades de risco (ambientes silvestres ou de mata).

- Publicidade -

O tratamento da febre amarela é apenas sintomático, com cuidadosa assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso, com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado.

Nas formas graves, o paciente deve ser atendido em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para reduzir as complicações e o risco de óbito. Medicamentos salicilatos devem ser evitados (AAS e Aspirina), já que o uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas.

A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta vacina contra febre amarela para a população. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Toda pessoa que reside em Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para essas áreas deve se imunizar.

A vacina, que é administrada via subcutânea, está disponível durante todo o ano nas unidades de saúde e deve ser administrada pelo menos 10 dias antes do deslocamento para áreas de risco, principalmente, para os indivíduos que são vacinados pela primeira vez.

Veja também

Vacinação da covid com doses bivalentes da Pfizer começa com idosos; confira a data
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -