- Publicidade -
SaúdePesquisa da USP São Carlos recebe prêmio por inovação no tratamento de câncer

Pesquisa da USP São Carlos recebe prêmio por inovação no tratamento de câncer

A pesquisa são-carlense premiada investiga a redução da carga viral em caso de tumores causados pelo papiloma vírus humano através do uso da fototerapia

- Publicidade -
Prêmio busca iniciativas inovadoras no tratamento do câncer. (Foto: Divulgação/IFSC)
Prêmio busca iniciativas inovadoras no tratamento do câncer. (Foto: Divulgação/IFSC)

 

Pesquisadores do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (Cefop) do Instituto de Física da USP São Carlos foram premiados com o segundo lugar do “Prêmio Marcos Moraes de Pesquisa e Inovação para o Controle do Câncer”. A láurea, entregue em setembro em Salvador (BA), é uma iniciativa do Instituto do Câncer.

- Publicidade -

O prêmio é entregue a iniciativas científicas de controle do câncer consideradas inovadoras. A pesquisa são-carlense premiada investiga a redução da carga viral em caso de tumores causados pelo papiloma vírus humano através do uso da fototerapia. A concorrência foi forte, com 43 trabalhos de instituições públicas e privadas de 13 Estados brasileiros.

“Este é um dos tipos de câncer que mais mata mulheres no Brasil e com a Terapia Fotodinâmica (TFD) temos conseguido não só eliminar essas lesões (HPV), que são precursoras do câncer e colo do útero, como também observar, de modo significativo, uma redução da carga viral, o que diminui muito a chance dessas mulheres contraírem o câncer”, afirma Natália Inada, pesquisadora do Cefop.

LEIA MAIS
Estado de SP tem a primeira morte por varíola dos macacos
Unidades de saúde de Rio Claro fazem mutirão de exames para mulheres durante o feriado

A cientista pontua que o prêmio motiva a equipe a continuar a trilhar o projeto de pesquisa, junto com os parceiros científicos, e buscar novas fronteiras nos protocolos clínicos e desenvolvimento de equipamentos e técnicas envolvendo a luz.

“Estamos, inclusive, com um desafio prestes a ser superado, que é a implementação de um protocolo utilizando o laser com fibra óptica dentro do canal cervical, favorecendo, com isso, a eliminação das neoplasias que estão na parte interna do canal uterino, atendendo a que já sabemos que elas são as mais agressivas”, explica Natália.

Segundo o professor Vanderlei Bagnato, coordenador do Cefop, o segundo lugar no prêmio é fruto de anos de investimentos através de órgãos públicos de fomento e de parceria com empresas para o desenvolvimento de equipamentos que permitem tratar as lesões em qualquer lugar do mundo.

- Publicidade -

“Nós temos que fortalecer, cada vez mais, o desenvolvimento de instrumentação que permita uma atuação rápida da medicina e ajustada à nossa realidade econômica”, conclui.

Convite internacional
O Nacional Institutes of Health (NIH), dos Estados Unidos, convidou o Cefop para participar do Global Health, iniciativa que reúne cientistas de diversos países e continentes para buscar soluções e protocolos para grandes problemas da saúde.

Para Bagnato, a determinação de todos os pesquisadores do grupo vai no sentido de promover as melhorias no tratamento de várias formas de câncer, entre elas a do colo do útero, sempre tentando coletar mais conhecimento básico e desenvolver protocolos, técnicas e equipamentos que permitam esse combate. O desafio é democratizar o acesso aos tratamentos em todos os continentes.

“Nesse âmbito, já fomos escolhidos para incorporar as técnicas de tratamento do HPV no continente africano, uma ação que já iniciamos, tendo como parceiros o MD-Anderson Cancer Center [instituto ligado à Universidade do Texas] e a Rice University, ambos localizados na cidade de Houston, no Texas [EUA]. Por outro lado, estamos já trabalhando em projetos desafiadores com financiamentos do Brasil e dos EUA para melhorar as técnicas e procedimentos no tratamento de vários tipos de câncer”, relata Bagnato.

VEJA TAMBÉM
ENEM 2022: Falta pouco mais de um mês para a prova; saiba mais

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -