- Publicidade -
SaúdeAnvisa autoriza uso emergencial de testes para varíola dos macacos

Anvisa autoriza uso emergencial de testes para varíola dos macacos

Centro de Operação de Emergências (COE Monkeypox) será responsável por avaliar como será feita a distribuição de 23 mil kits moleculares produzidos pela Fiocruz

- Publicidade -
 Laboratório da Fundação Oswaldo Cruz é referência nacional da monkeypox. Foto: Divulgação/Agência Fiocruz
 Laboratório da Fundação Oswaldo Cruz é referência nacional da monkeypox. Foto: Divulgação/Agência Fiocruz

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso imediato e emergencial de 24 mil kits moleculares para detecção da varíola dos macacos, ou Monkeypox. O Centro de Operação de Emergências (COE Monkeypox) avalia, com representantes de estados e municípios, como será a distribuição dos kits produzidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Atualmente são oito laboratórios de referência para o diagnóstico da varíola dos macacos no Brasil, sendo quatro unidades de Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen), nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal, e mais quatro unidades de referência nacional, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) localizadas nos estados do Rio de Janeiro e Amazonas, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e no Instituto Evandro Chagas, no estado do Pará.

- Publicidade -

Todos os resultados de testes diagnósticos para detecção da varíola dos macacos feitos por laboratórios da rede pública ou privada, universitários e quaisquer outros precisam ser informados ao Ministério da Saúde. 

Leia mais

Anvisa autoriza importação de vacina contra varíola dos macacos

Covid: Cidades da região liberam vacina para crianças acima de 3 anos

De acordo com a nova orientação já em vigor, todos os resultados, sejam positivos, negativos ou inconclusivos precisam ser informados para qualificar o monitoramento.

- Publicidade -

Até o momento, não existe nenhum teste de diagnóstico comercial para a doença com registro aprovado na Anvisa. 

Tratamento
O Ministério da Saúde recebeu, na última semana, os primeiros antivirais contra a varíola dos macacos. O Tecovirimat é indicado para casos graves da doença. Os 12 tratamentos foram doados ao Brasil pelo laboratório fabricante.

O envio foi intermediado pelo Ministério das Relações Exteriores, via Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Embaixada do Brasil em Washington, e as providências para internalização realizadas junto a Anvisa.

Mais informações
O Ministério da Saúde elaborou uma aba para trazer à população todas as informações atualizadas sobre a doença, entre elas: o que é, sinais e sintomas, diagnósticos, tratamentos e prevenção.

No site também é possível conferir a situação epidemiológica da doença no Brasil. Na atualização de segunda-feira (29) o país contabilizou 4.693 casos confirmados e 5.176 suspeitos.

São Paulo está liderando em disparada o ranking estadual. Somando 2.853 casos confirmados e outros 1.416 suspeitos. A região sudeste, portanto, é a que contabiliza o maior número de confirmados e suspeitos, com 3.755 e 2.690, respectivamente.

Veja também

Turismo espera alta de 63% em empregos formais no segundo semestre

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -