São Carlos ampliou os públicos-alvo da campanha de vacinação contra a meningite tipo C. A mudança ocorre após orientação do governo do Estado de São Paulo. Neste ano, até abril, menos de 50% do público tomou o imunizante, número distante da meta de 95% de cobertura vacinal.
Agora, além das crianças com menos de 11 anos de idade e dos profissionais de saúde, podem receber o imunizante pessoas de 15 a 19 anos, professores e agentes de organização escolar que estejam em contato direto com os alunos em sala de aula.
VEJA TAMBÉM
São Carlos terá plantões de vacinação à noite e no fim de semana
São Carlos registra 49 novos casos de dengue
Em São Carlos, a imunização acontece em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Para se vacinar, o munícipe deve levar documento com foto, CPF e a carteira de vacinação.
A expansão do público-alvo, segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Denise Mello Martins, ocorre neste momento por conta do período do ano em que as temperaturas estão mais baixas.
“A meningite C é uma infecção bacteriana que causa inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e a coluna espinhal e é mais comum nos meses frios. Por isso, o Programa Estadual de Imunização optou pela ampliação temporária do público-alvo para a vacina meningocócica C e o município irá manter esta ampliação de acordo com a quantidade de doses disponíveis em estoque”, explica Denise.
Neste sentido, o ambiente escolar pode se tornar um eventual local de transmissão e, assim, a imunização do maior número de pessoas é fundamental para o controle da infecção.
“A vacinação é uma medida importante, considerando a gravidade e a letalidade da doença e tem como objetivo proteger estes públicos e reduzir o risco de infecção no ambiente escolar neste período de outono e inverno”, finaliza a diretora.
LEIA MAIS
Custo de vida tem alta de 1,83% no primeiro trimestre de 2023