A Secretaria da Saúde de São Carlos realiza, neste sábado (17) e domingo (18), dois plantões de vacinação contra Covid-19 e gripe para toda a população. No mesmo período, haverá mutirão de eletrocardiogramas no Ceme (Centro Municipal de Especialidades).
No sábado, a vacinação acontece das 8h às 16h, no Ceme, e no domingo (18), haverá dois pontos: das 8h às 13h, também no Ceme, e das 7h às 13h, na 16ª Corrida Unicep.
Todas as pessoas com seis meses ou mais de idade – crianças, adolescentes, adultos e idosos – podem ser imunizadas com a vacina contra a gripe. Já a vacina bivalente contra a Covid-19 estará disponível apenas para as pessoas com 18 anos ou mais de idade.
VEJA TAMBÉM
São Carlos tem áreas de risco para febre maculosa? Entenda a situação na cidade
Em nova audiência pública sobre a saúde, Câmara de São Carlos debaterá regulação Cross
As duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia, mas, para receber a vacina bivalente contra a Covid-19, é necessário que o morador tenha tomado ao menos duas doses do imunizante anteriormente, com a última dose tendo sido aplicada há pelo menos quatro meses.
“Os índices de vacinação ainda estão abaixo do esperado, por isso, o objetivo é não perder a oportunidade de imunizarmos a nossa população e buscarmos uma cobertura vacinal ideal para contribuir com a redução da circulação viral no município”, explicou Denise Mello Martins, diretora de Vigilância em Saúde.
MUTIRÃO DE EXAMES
A secretaria também vai realizar, no Ceme, os exames de eletrocardiogramas de 486 pacientes que estavam na fila de espera para o procedimento. Atualmente, são 1.460 pessoas aguardando o exame pelo SUS.
Todos estes pacientes foram avisados por telefone nos últimos dias e comparecerão ao local do exame com hora marcada. Os agendamentos e avisos foram efetuados pelas próprias UBS’s e USF’s, que também gerenciaram a documentação e orientaram os pacientes quanto ao preparo para a realização do procedimento.
“Neste primeiro final de semana, os agendamentos serão exclusivos para a região que temos maior demanda reprimida, mas, nos outros três núcleos regionalizados, também acontecerão mutirões entre junho e julho”, explica a secretária Jôra Porfírio.
LEIA MAIS
Febre maculosa em São Paulo: Mais dois municípios paulistas têm casos suspeitos