São Carlos continua com atividades pela Semana da Luta Antimanicomial, que começou no início da semana. A programação, planejada pela Seção de Apoio à Saúde Mental, vai até esta sexta-feira (19). A iniciativa tem como objetivo expor e apresentar o tema à população.
Desde o início da semana, o Paço Municipal é palco para uma exposição artística produzida por pacientes assistidos pelos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial). Ontem, também foram realizadas atividades nas unidades de saúde do município.
Nesta quarta (17), às 14h, haverá uma palestra sobre o prazer e o sofrimento na universidade, com participação do professor Dr. Ronaldo Gomes Souza, no Anfiteatro do IFSC/USP.
VEJA TAMBÉM
Centro da Juventude do Cidade Aracy, em São Carlos, começa a receber pacientes da UPA
Enfermeira do HU de São Carlos conta experiência em missão de atendimento ao povo Yanomami
Na quinta-feira (18), dia nacional da Luta Antimanicomial, haverá uma série de atividades. Confira a programação completa abaixo:
- 9h – Caminhada e evento na Praça do Mercado – apresentação da Oficina de Música, Teatro, Malabares do CAPS AD;
- 12h30 – Oficina sobre ansiedade. Local: Centro Acadêmico da USP (realização: Apoia USP e GAPsi;)
- 14h – Roda de conversa na UFSCar: “O papel das universidades na construção da saúde mental universitária e no fortalecimento da RAPS”.
- 16h – Cine Debate na UFSCar. Filme “Estamira”. Organização: Centro acadêmico de Terapia Ocupacional/ CATO;
- 17h30 – Oficina sobre Redução de Danos (com participação do Coletivo Livre de Redução de Danos). Local: Palquinho da USP. Realização: Apoia USP/Gapsi;
Na sexta-feira (19), fechando a semana, às 14h acontece a roda de conversa “Conhecendo a Rede de Atenção Psicossocial de São Carlos”, no salão cultural do Centro Acadêmico da USP.
O QUE É A LUTA ANTIMANICOMIAL
Segundo o MS (Ministério da Saúde), o dia é organizado por diversos movimentos sociais, grupos, coletivos e entidades e marca celebração e luta em espaços públicos, serviços de saúde mental e universidades.
A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas no movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira.
LEIA MAIS
Anvisa concede registro de vacina nacional contra 4 tipos de meningite