- Publicidade -
SaúdeSP soma seis óbitos por febre maculosa em 2023; veja histórico de casos na região

SP soma seis óbitos por febre maculosa em 2023; veja histórico de casos na região

Na terça-feira (13) uma adolescente de 16 anos morreu em Campinas, com suspeita da doença

- Publicidade -

 

Carrapato Estrela é hospedeiro da doença (Foto: reprodução / eptv)  

O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado atualizou, nesta quarta-feira (14), os dados referentes a casos e óbitos provocados por febre maculosa, após a morte suspeita de uma adolescente de 16 anos pela doença em Campinas, no interior paulista.

- Publicidade -

Segundo o CVE, a jovem que morreu frequentou o mesmo evento que um casal e mais uma mulher, que tiveram óbitos pela doença confirmados, participaram, em uma fazenda na região de Campinas no fim de maio.

Até o momento, em 2023 foram registrados 12 casos e seis óbitos no estado, incluindo as três mortes que foram notificadas desde o início da semana.

VEJA TAMBÉM

Febre maculosa: saiba o que é e os sintomas da doença que matou mulher no interior de SP

Idoso de 80 anos morre de Covid-19 em São Carlos; um adulto está na UTI

- Publicidade -

Na região, nos anos anteriores pelo menos oito municípios da região central registrados casos confirmados de febre maculosa. No estado todo foram 76 casos e 42 óbitos no ano passado.

Confira o histórico de casos das cidades da região desde 2007:

Araras 

  • 27 casos, sendo: três em 2007, quatro em 2009, quatro em 2011, dois em 2013, quatro em 2014, um em 2015, um em 2017, dois em 2018, um em 2019, três em 2020, um em 2021, um em 2022;

Conchal 

  • Cinco casos, sendo: um em 2014, um em 2015 e um em 2020;

Leme 

  • Quatro casos, sendo: um em 2017 e três em 2022;

Rio Claro

  • Três casos, sendo: um em 2014, um em 2021 e um em 2022;

Santa Gertrudes

  • Cinco casos, sendo: um em 2013, um em 2015 e um em 2017 e dois em 2019;

Santa Rita do Passa Quatro

  • Um caso em 2010;

Tambaú

  • Dois casos, sendo um em 2013 e um em 2020.
 

SOBRE A DOENÇA

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada de uma das espécies de carrapato, ou seja, ela não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta.

Os sintomas incluem: febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e dos pés, gangrena nos dedos e orelhas e paralisia do membro que inicia nas pernas e sobe até os pulmões, causando parada respiratória. Também é comum o aparecimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos.

TRATAMENTOS

O tratamento  da febre maculosaevita formas mais graves da doença e até mesmo a morte da pessoa. Assim que surgirem os primeiros sintomas, é importante procurar uma unidade de saúde para avaliação médica. O tratamento é feito com antibiótico específico, ainda na fase de suspeita.

Em determinados casos, pode ser necessária a internação da pessoa. A terapêutica é empregada por um período de 7 dias, devendo ser mantida por 3 dias, após o término da febre. A falta ou demora no tratamento da Febre Maculosa pode agravar o caso podendo levar ao óbito.

LEIA MAIS

Febre maculosa: Campinas vira região endêmica para a doença

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -