- Publicidade -

Bovinocultura é o segmento que mais emprega no agronegócio 

Quase 2 milhões de brasileiros trabalham na pecuária, segundo boletim divulgado pelo Cepea

compartilhar

Por: Marina Fávaro

1.965.217 pessoas tiram o sustento da bovinocultura no Brasil. É quatro vezes o que emprega o segmento da soja (479.924) e cinco vezes o número de empregos gerados pela cana-de-açúcar (383.773). A atualização é do Boletim de Trabalho do Agronegócio Brasileiro do Cepea, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq/USP, em parceria com a CNA, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. 

- Publicidade -

Mas, afinal, o que explica esse fenômeno? Thiago Carvalho, que é o pesquisador responsável pela equipe pecuária do Cepea, pontua que a cadeia produtiva de bovinos exige mais mão-de-obra do que outros segmentos.  

“A cadeia produtiva dos bovinos tende a ter mais empregados, já que não é uma atividade tão mecanizada e, consequentemente, há uma produção mais braçal. Se a gente olhar até mesmo para uma ordenha mecanizada, a gente vê que há uma maior quantidade de funcionários envolvidos. No campo mesmo é preciso de pessoas, como os peões e capatazes, para fazer o controle dos animais”, explicou o pesquisador.  

LEIA MAIS

Do cultivo à criação de animais: entenda a importância da água para o setor agropecuário 

- Publicidade -

Importações de cacau no Brasil aumentam 300%

O pesquisador ainda afirma que, se comparado com a agricultura, a pecuária está mais presente em território nacional, o que também pode explicar os números divulgados pelo Cepea. “Com certeza a pecuária está mais presente em mais território e em mais cidades do que agricultura, o que também exige uma maior quantidade de empregados no setor”, destacou.  

José Carlos de Lima Júnior, que é consultor em agronegócio, destaca que dentro da bovinocultura estão inclusas as atividades de corte e leite, o que também torna a cadeia produtiva mais expressiva numericamente. “Quando a gente olha para a bovinocultura também é interessante notar que no Brasil há um modelo mais extensivo, ou seja, o gado é criado a campo, o que demanda, inclusive, uma maior quantidade de pessoas para fazer o controle do animal”, ressaltou o consultor.   

O consultor em agronegócio conclui que “cada cadeia produtiva tem um determinado contexto. Elementos como clima, demanda, produção, estoque e mecanização acabam interferindo diretamente na própria intensidade da atividade econômica de cada setor produtivo”.  

De acordo com o relatório, o número de pessoas trabalhando no agronegócio brasileiro é de 28,34 milhões no ano de 2023. Segundo o relatório, “trata-se de um recorde da série histórica. A população ocupada no agronegócio cresceu 1,2% de 2022 para 2023”. 

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

Qual é o salário de um operador de máquina agrícola?

*Com supervisão de Marcelo Ferri

Leia mais

Kingdom Come: Deliverance II poderá ser jogado de graça

Jogo de estratégia estará disponível neste final de semana para PC (via Steam) e consoles Xbox; veja como aproveitar a oportunidade

SEGA reduz preço de Sonic Racing: CrossWorlds no Brasil

Além dos novos valores já disponíveis nas principais lojas digitais, uma nova ativação do ouriço azul estará disponível no GP de São Paulo

Legumes coloridos chamam atenção pela aparência e benefícios à saúde

Batata-doce roxa e beterraba amarela ganham espaço no campo e na mesa dos brasileiros; conheça os legumes coloridos

- Publicidade -

- Publicidade -