18 de abril de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Como o outono vai impactar o setor agro?  

Chuvas irregulares devem preocupar os produtores rurais em São Paulo e Minas Gerais

A escassez de água ao longo da estação deve preocupar o produtor rural de São Paulo e Minas Gerais.

*Marina Fávaro

Começou hoje, 0h06, o outono, a estação do ano que representa a transição entre o verão e o inverno. Mas, afinal, como o produtor rural será impactado com a chegada da nova estação?  

Ludmila Camparotto, que é agrometeorologista, afirma que apesar do outono ter início com chuvas, a escassez ao longo da estação deve preocupar o produtor rural de São Paulo e Minas Gerais.  

“Com o atraso no plantio das lavouras de segunda safra, muitas lavouras irão precisar de água ao longo do mês de abril e até mesmo em maio para o pleno desenvolvimento. Mas a tendência é que as chuvas cessem cedo este ano, não se estendendo mais do que meados do mês de abril”, explicou.        

Segundo a especialista, “as temperaturas máximas ainda deverão se manter elevadas, principalmente ao longo do mês de abril. Por outro lado, as mínimas poderão ficar mais baixas, ou seja, teremos elevada amplitude térmica (com noites mais frias e dias quentes), principalmente durante a segunda metade do outono”, disse.  

LEIA MAIS

Número de pessoas que trabalham no agro é recorde em 2023

Preços do cacau: chocolates na Páscoa ficarão mais caros?

- Publicidade -

As temperaturas elevadas vão contribuir para uma elevada evaporação das plantas, o que deixará os solos cada vez mais secos por conta das chuvas irregulares.   

A pergunta que fica é: como ficam as principais culturas agrícolas da região no outono? A especialista pontua que:  

Café: cultivos perenes recém-instalados podem sentir a falta de chuvas regulares, como é o caso de cafezais novos. O tempo mais seco também poderá afetar o pleno desenvolvimento das plantas de café e, consequentemente, a próxima florada.  

Cana: a falta de chuvas poderá prejudicar o desenvolvimento dos canaviais que serão colhidos no segundo semestre de 2024. 

- Publicidade -

Soja: a cultura está sendo colhida e os períodos de estiagem beneficiam o avanço dos trabalhos no campo e a qualidade dos grãos. É preciso lembrar, porém, que muitas lavouras sofreram perdas devido as chuvas irregulares ao longo do ciclo.  

Laranja: a colheita não deverá ter maiores problema, mas a falta de chuvas regulares ao longo do ciclo prejudicou o desenvolvimento de muitos pomares.

LEIA TAMBÉM

Quais são as outras PANC’s? 

*Com supervisão de Marcelo Ferri

- Publicidade -
plugins premium WordPress