9 de maio de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Quais são as outras PANC’s? 

Plantas Alimentícias Não-Convencionais vêm conquistando o paladar do brasileiro

A flor do quiabo é uma PANC (Foto: Pixabay)

*Por: Marina Fávaro

Cada vez mais entusiastas da culinária adicionam Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs) aos seus pratos. Nutricionistas indicam que as PANCs possuem elevado valor nutritivo.  “Algumas são muito ricas em proteínas, como ora-pro-nóbis, moringa, chaya. Outras são ricas em minerais, como taioba. E outras em carboidratos de fácil digestão”. É o que diz o pesquisador Nuno Madeira da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Hortaliças. Conheça algumas:  

Vinagreira-cuxá: É de origem africana e se tornou típica no Maranhão. É rica em vitamina C. Além das folhas, as flores também são comestíveis na forma de salada e chás.   

Vinagreira-kenaf: Tem como principal característica as grandes flores. “Antes, a gente até chamava ela de flor-de-veludo”, contou o pesquisador.  

LEIA MAIS

Azeitona do tira gosto é a mesma do azeite? 

Como plantar romã em vaso: confira passo a passo completo

Capuchinha: É a flor comestível mais utilizada e conhecida no Brasil. É fonte de luteína e zeaxantina, importantes carotenoides para a visão. Segundo o pesquisador, a coloração interfere na riqueza desse composto: “a amarela é a mais rica, seguida da laranja e vermelha”. Além das flores, as folhas também são comestíveis.  

- Publicidade -

O pesquisador ainda explica também há aquelas que são fruto de espécies convencionais. É o caso das flores de abóboras, folhas de mostarda e flores e folhas de quiabos. Confira o vídeo completo!  

LEIA TAMBÉM

Cresce presença feminina na liderança do café

*Sob supervisão de Marcelo Ferri

- Publicidade -
- Publicidade -
plugins premium WordPress