26 de maio de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Vai faltar arroz no Brasil? RS é o principal produtor do país

Fortes chuvas no Rio Grande do Sul deixaram a maior parte das plantações de arroz debaixo d’água; veja se o grão vai faltar no Brasil

Fortes chuvas no Rio Grande do Sul deixaram a maior parte das plantações de arroz debaixo d’água. (Foto: Reprodução/Jcomp/Freepik)

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do Brasil, sendo responsável por 70% do consumo interno. Entretanto, as fortes chuvas no estado deixaram a maior parte das plantações debaixo d’água, além de também ter atingido silos onde a produção está armazenada. Com isso, os consumidores começam a se perguntar se vai faltar arroz no Brasil. 

Vai faltar arroz no Brasil?

Evandro Oliveira, consultor do Safras & Mercado, informou ao g1 que, com o dano das colheitas de arroz no Rio Grande do Sul, é possível que a oferta do grão seja reduzida. Neste caso, os consumidores poderão notar um aumento de preço nos próximos meses. 

“No mercado de arroz, a gente tem uma transmissão gradual até chegar nas prateleiras. Os preços [ao produtor] começaram a cair em janeiro, tiveram uma boa queda em fevereiro até meados de março, e a gente só foi sentir algum alívio nas prateleiras no mês de abril”, disse Evandro.

LEIA TAMBÉM

Outback vai fechar no Brasil?

Veja o antes e depois do Rio Grande do Sul

- Publicidade -

Negociações com a Tailândia 

Em uma tentativa de tentar impedir o déficit na oferta de arroz no país, a indústria brasileira está se mobilizando para importar arroz da Tailândia, o segundo maior exportador do grão no mundo, depois da Índia. 

“Estamos negociando para trazer 75 mil toneladas de arroz, de 2 a 3 navios. É uma forma de a gente aumentar a oferta, garantir o abastecimento e segurar preços”, conta Andressa Silva, diretora-executiva da Abiarroz (Associação Brasileira da Indústria do Arroz).

Para evitar especulações a respeito do preço do arroz, Carlos Fávaro, o ministro da Agricultura, afirmou nesta terça-feira (7) que a pasta pretende comprar 1 milhão de toneladas de arroz. Segundo ele, o grão deverá vir do Mercosul.

“Neste momento, é para evitar especulação com o arroz, até porque os produtores já têm para suprir a demanda nacional, porém, tem dificuldade logística. Com a dificuldade logística para abastecer, vem a especulação”, disse o ministro.

- Publicidade -

LEIA MAIS

Tempestade solar vai desligar a internet hoje?

Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é Assistente de Mídias Digitais do Tudo EP, ACidade ON e EPTV Campinas, onde também foi estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress