30 de maio de 2024
- Publicidade -
EP Games

Público gamer brasileiro é 51% feminino

De acordo com a pesquisa, está é a primeira vez que o público gamer feminino é maior no consumo deste tipo de entretenimento

mulher, game, jogo, controle
Relatos de discriminação de gênero na área ainda ocorrem (Foto: Freepik)

A nona edição da pesquisa Game Brasil constatou que a presença feminina dentro do mundo gamer foi maior que a masculina, alcançando uma marca de 51% dentro do público geral. Segundo o estudo, este dado está ligado, principalmente, a jogos de lazer disponíveis em smartphones.

No entanto, nos consoles, onde a prática profissional é mais comum, surgem relatos de discriminação de gênero enfrentados pelas jogadoras.

LEIA MAIS

Número de estúdios de games brasileiros aumentou 3,2%, mostra pesquisa

Novas demissões atingem o mercado gamer

Dados

A Game Brasil levantou dados importantes acerca do engajamento dos brasileiros com o mundo dos jogos. Ao todo são, aproximadamente, 74% da população brasileira envolvida nesse meio seja para distrair, competir ou fazer os dois.

- Publicidade -

Destacou-se nos números a participação feminina que ultrapassou a masculina. O diretor executivo da OEX, Marcelo Sztajn, comentou sobre este cenário, dizendo ser uma mudança positiva, responsável por impulsionar a indústria a produzir conteúdo e experiência de jogos amplos. Nesse sentido, a indústria será direcionada a uma maior inclusão e diversidade.

Desafios

Ainda que a expansão tenha ocorrido e as expectativas sejam as melhores, Sztajn reconheceu a existência de desafios “No entanto, ainda existem desafios, como assédio on-line, que requerem esforços contínuos para criar ambientes seguros e acolhedores para todos os jogadores”.

A fala do diretor vai de encontro ao que foi constatado na pesquisa, já que as jogadoras relatam discriminação de gênero, enfaticamente no ambiente dos consoles. O exercício mais profissional, ou ainda, mais competitivo dos jogos ocorre nos consoles e o preconceito ser mais relatado nessa área constata a presença da lógica machista no campo.

- Publicidade -

*Com informações de Dino divulgador de notícias

**Sob supervisão de Marcos Andrade

LEIA TAMBÉM

Razer apresenta microfones Seiren V3 Chroma e Seiren V3 Mini

Janaína Boaventura, com supervisão da redação
Estagiária no Tudo EP e no ACidade ON, é graduanda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress