30 de maio de 2024
- Publicidade -
Bloco do Urso

Como surgiu o Bloco do Urso?

Festa criada por um grupo de amigos de Santa Rita do Sapucaí (MG) se consolidou como um dos maiores eventos de Carnaval do Brasil

Ivete Sangalo junto aos fundadores do Bloco do Urso (Foto: IstoÉ)

Ana Castela, Luísa Sonza, Thiaguinho e Jorge e Mateus. Esses são apenas alguns dos nomes confirmados para uma das maiores festas de Carnaval do país: o Bloco do Urso. De 10 a 13 de fevereiro, cinco dias de folia, o público vai bagunçar e dançar ao som dos artistas em Santa Rita do Sapucaí (MG).

Em 2024, o bloco completa seus 25 anos de muita alegria e diversão. Mas você sabia que a grande festa surgiu com uma ideia de um grupo de amigos que só queria se divertir?

Como surgiu o Bloco do Urso?

Tudo começou em 1999, quando sete amigos santa-ritenses tiveram a ideia de formar um bloco para comemorar o Carnaval na cidade. E por que Bloco do Urso? O nome que batiza o evento tem origem curiosa. Antes, a turma se chamava Kid Formiga, porque eram fãs da banda Kid Abelha. Mas, devido a um episódio engraçado em uma viagem, eles começaram a se chamar de ursos.

Na época, o grupo foi a uma festa da cidade vizinha, chamada Cachoeira de Minas. Porém, quando chegaram ao destino, descobriram que o evento tinha sido no sábado passado. O mês era julho e os termômetros marcavam temperaturas muito baixas. “Para aguentar esse frio, só sendo urso. Passamos a brincar com isso e quando resolvemos criar o bloco não tinha como ser outro nome”, contou um dos organizadores do evento, Ricardo de Martha Júnior, o Juninho, ao portal g1

LEIA TAMBÉM

Bloco do Urso 2024: o que pode e o que não pode?

Bloco do Urso 2024: o que está incluso no open bar de cada setor?

Expansão

Nas primeiras edições do Bloco do Urso, o evento era realizado em um sítio e contava com atrações locais. Porém, com o tempo, o bloco ganhou notoriedade, atraindo um público cada vez maior. Para comportar todos os foliões, foi feita uma reorganização. O evento passou a acontecer em espaços de eventos maiores e, em 2010, surgiu o grande desafio: construir uma sede própria, a Cidade do Urso, uma estrutura com 72 mil metros quadrados.

- Publicidade -

Nesse período, também foi necessário buscar novas atrações e artistas de renome nacional para fazer parte da programação do evento. Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Monobloco, Jorge e Mateus, Gusttavo Lima e Alok foram alguns dos grandes nomes que marcaram presença nas edições anteriores.

LEIA MAIS

Como proteger o celular no Carnaval?

- Publicidade -
plugins premium WordPress