Eu sou um fã de jogos de tabuleiro. Mas não daqueles mais conhecidos, como Jogo Imobiliário (ou Monopólio), mas dos mais intensos. Nesse sentido, um que merece destaque é o Ticket to Ride.
O board game, que figura entre os melhores do mundo, tem uma versão eletrônica, ideal para quem quer uma partida rápida, intensa, desafiadora e divertida.
O Ticket to Ride está disponível para PC (via Steam e Epic Games), além de também ter versões para dispositivos móveis com sistemas operacionais Android e iOS.
Sobre o jogo
Em Ticket to Ride, vamos unir cidades por meio de linhas ferroviárias. No começo do jogo, compramos três cartas, que mostram as cidades que devemos interligar.
Com conhecimento das rotas que precisamos construir, iniciamos a compra das cartas que utilizaremos para alcançar esses objetivos. Cada carta, traz um vagão de uma cor. Então, precisaremos fazer combos para construir os trechos.
Por exemplo, para ligar duas cidades, vamos precisar de cinco cartas de vagões azuis. Vamos comprando as cartas, até termos o necessário para construir a rota.
Ou seja, a mecânica do jogo é bem simples, o que traz velocidade e dinamismo para as partidas.
O game vem com a opção de tutorial, facilitando o aprendizado.
Um jogo com vários potenciais
O primeiro mapa que temos disponível em Ticket to Ride é o dos Estados Unidos. Mas um ponto bem legal é que ele já tem diversas expansões, que trazem outras opções, como Índia e Europa.
Dependendo da expansão, temos outros modos de jogo, como pontes e túneis.
O jogo traz a opção de jogar modo solo, online ou local. Então, dá para jogar sozinho ou com os amigos.
Requisitos
Por ser um jogo antigo (ele é de 2013), Ticket to Ride é bem leve, rodando facilmente nos computadores e dispositivos móveis.
A jogabilidade é bem fluida, funcionando com poucos cliques. Por não ter textos, isso facilita muito, uma vez que o jogo está em inglês.
Além disso, vale destacar que o visual do jogo reproduz o estilo Board Game e, preciso dizer, a musiquinha dá um tchan todo especial.
Confira o nosso gameplay: