Eu lembro quando Larian Studios anunciou que Baldur´s Gate 3 estava em Acesso Antecipado, em 2020. Na ocasião, lembro da empolgação que fiquei, pois sou muito fã da franquia. Ao logo desses três anos, acompanhei de perto a evolução do jogo.
E, agora que ele foi lançado, no último dia 03 de agosto, vi que toda essa espera valeu a pena. Baldur´s Gate 3 leva para as telas dos computadores a verdadeira experiência do RPG de mesa.
O jogo conseguiu trazer toda a essência do D&D 5ª Edição, com diversas raças típicas, que vão de humanos até os draconianos, e doze classes (que não havia nas versões anteriores do Acesso Antecipado). O sistema de origem, que também não existia e traz opções como criminoso, nobre, dentre outras, foi implementada.
A mecânica está extremamente fiel ao D&D, com a rolagem de dados, os bônus e dificuldades. Tanto que é bem legal ver os efeitos das habilidades passivas funcionando.
A versão de lançamento também aprofunda e aprimora a parte de habilidades, talentos, magias etc. Baldur´s Gate 3 está tão fiel ao RPG de mesa, que possui uma mecânica de descanso (os tradicionais acampamento onde os heróis descansam), que precisamos ter comida e água para que possamos no recuperar. Vale até conferir o trailer de lançamento.
A trama inicial do jogo não mudou, com os Devoradores de Mente atacando e nos sequestrando os protagonistas (apesar de haver mudanças entre a versão de lançamento e o Acesso Antecipado), mas isso é apenas o começo. Ainda não sabemos o que virá pela frente.
Ao que tudo indica, Baldur´s Gate 3 não deve ter vínculo com os fatos ocorridos em seus antecessores. Vale lembrar que em Baldur´s Gate 1 e 2 precisamos lidar com os filhos de Bhaal. Não sei se eles aparecerão novamente.
Mas tudo é possível! Baldur´s Gate 3 terá entre 200 e 300 horas é duração (considerando missões principais e secundárias). O jogo é tão grande e extenso, que tem cerca de 17 mil variações e desdobramentos de final.
A parte gráfica manteve a qualidade e a riqueza de detalhes, nos levando para dentro do mundo de Faerûn, o continente de Forgotten Realms (ou Reinos Esquecidos), onde o jogo se passa. Eu rodei o jogo com tudo no máximo, sendo um verdadeiro espetáculo visual.
Preciso confessar que estou muito curioso se os grandes personagens do cenário aparecerão em Baldur´s Gate 3, como o mago Elminster ou o guerreiro drow Drizzt DoUrden.
Justamente por esses motivos, vale a pena explorar o cenário a fundo, para não deixar escapar nenhum detalhe.
Baldur´s Gate 3 está com legendas e textos em português do Brasil, sendo uma ótima oportunidade para os gamers brasileiros.
Por enquanto, ele está disponível somente para PC, mas também será lançado em PlayStation 5 em setembro.
Confira o gameplay.