A gamescom latam, versão latino-americana da maior feira de games do mundo, trouxe diversas novidades e anúncios. Mas, talvez, nenhum deles tenha sido tão emblemático para o mercado gamer brasileiro quanto o lançamento da Zeenix, diversão de jogos da TecToy.
O retorno ao mundo dos games não veio apenas com o anúncio da nova divisão da TecToy, mas, também, com o anúncio de seu primeiro portátil, que também tem o nome Zeenix.
“A TecToy sempre foi forte no mundo dos games. Agora, com o crescimento do mercado, identificamos que era o momento de voltar, trazendo um produto acessível e abrasileirado”, comenta Pedro Caxa, head de marketing e games da TecToy. “Não queremos cometer o mesmo erro do Zeebo [o console lançado pela empresa em 2009, que não foi bem-sucedido]”, destaca o executivo.
Só que os planos da Zeenix e da TecToy vão além do produto próprio, sendo ainda mais ousados. “A ideia é ser o centro da indústria de jogos brasileira”, afirma Caxa, que também afirma que “estamos fechando parceria com estúdios brasileiros, mas também estamos em contato com grandes marcas, como a Ubisoft”. Um exemplo dessa parceria é Damned, do estúdio brasileiro 9heads Games.
Apesar do anúncio, ainda não há informações de quando o Zeenix chegará ao mercado, mas, segundo Caxa, o “lançamento oficial acontecerá no próximo trimestre”. Também não há informações de quanto o Zeenix custará.
Segundo o head de marketing e games da TecToy, a proposta é que o Zeenix seja acessível, mas, em um primeiro momento, ele ainda será importado. Contudo, a produção nacional ainda não está descartada. “Dependendo da aceitação e vendas, vamos começar a produzir o Zeenix na Zona Franca de Manaus, onde temos unidade”, destaca Caxa.
É mais do que um console
O Zeenix é mais do que um console. Ele é um computador portátil, que virá em dois modelos: o Lite e o Pro, com condições de atender a todos os públicos.
Justamente por ter esse formato, ele terá condições de rivalizar com outros consoles portáteis disponíveis no mercado, como o Steam Deck, que só roda os jogos instalados na plataforma Steam, e o Nintendo Switch, que possui catálogo próprio.
“O Zeenix é um PC, então dá para jogar jogos, trabalhar, instalar programas”, explica o líder de software Rodrigo Pelegrino. “Então, é possível instalar e usar todos os jogos que já estariam disponíveis para o computador. Ele já tem suporte para Steam, Epic Games e Xbox Game Pass”, destaca.
Além de funcionar como um portátil, o Zeenix também virá com outros produtos de valor agregado, como teclado com touchpad conectado via bluetooth e possibilidade de se ligar a TVs e monitores, via entradas HDMI.
Poder de processamento
Segundo o head de produtos gamers da Zeenix, Eddy Antonini, o computador portátil terá condições de rodar todos os títulos. “Nenhum jogo não rodou, inclusive os mais pesados, como o Starfield, com 30 de FPS”, comentou o executivo.
Ainda de acordo com ele, por conta dessa capacidade de processamento, a versão Pro terá condições de rivalizar com os consoles de nova geração da Sony e Microsoft, o PlayStation e o Xbox, respectivamente.
O Zeenix Lite é equipado com um SSD NVMe super rápido de 256 GB, oferecendo espaço e velocidade ideais para seus jogos. Além disso, o armazenamento pode ser facilmente expandido com um cartão microSD, proporcionando ainda mais flexibilidade e capacidade para sua biblioteca de jogos. O Zeenix conta com processadores AMD, tela IPS de 6 polegadas Full HD, Windows 11 e memória SSD.
Confira, abaixo, as especificações de cada um:
Zeenix Lite
- Processador Amd Athlon 3050e
- Placa de vídeo Amd Radeon graphics
- Memória RAM 8 Gb
- Armazenamento 256 Gb SSD, com possibilidade de expansão com cartão de memória
Zeenix Pro
- Processador Amd Zen3+ Ryzen 7 6800u com 8 núcleos e 16 threads
- Placa de vídeo Amd RDNA 2 radeon 680m com 12 unidades computacionais
- Memória RAM 16 Gb LPDDR5 a 6400 mhz
- Armazenamento 512 Gb SSD, com possibilidade de expansão com cartão de memória
Para mais detalhes sobre o Zeenixe, acesse o site oficial, clicando aqui.