A Valve, responsável pela plataforma de jogos Steam, alterou seu Código de Conduta e, a partir de agora, proibiu práticas comerciais de jogadores dentro dela, algo que era muito comum (e rentável).
A mudança no Código de Conduta foi anunciada de forma discreta, por meio de uma postagem na Central de Notícias do Steam, no último dia 09 de maio. Agora, há um novo tópico intitulado “Participação em atividades comerciais”.
Além de ser autoexplicativo, o tópico também afirma que “exemplos de tal comportamento proibido incluem, mas não se limitam a: publicação de anúncios; realização de concursos; jogatina; comprar ou vender contas Steam; vender conteúdo, vales-presente ou outros itens; e pedir doações”. Para conferir, clique aqui.
Tal medida vai atingir em cheio um mercado altamente lucrativo que existia dentro do Steam, que era a venda e a comercialização de Skins e outros produtos, principalmente entre jogadores de Counter-Strike: Global Offensive (o CS:GO), em sites externos.
Para se ter uma ideia dos valores que são movimentados, em março deste ano, um jogador gastou US$ 160 mil (cerca de R$ 800 mil) para comprar uma skin antiga de um fuzil AK-47 no CS:GO.
Nem é preciso dizer que a comunidade reagiu a essa decisão, principalmente aqueles que participam desse comércio. Na comunidade da plataforma, centenas de jogadores protestaram da medida.
No Twitter, há relatos de usuários que afirmam ter perdido milhões de dólares com a mudança, além de também serem banidos. Muitos, inclusive, relatam surpresa com o ocorrido.
“Meu amigo Oliver foi banido da comunidade há uma semana por uso comercial. Ele está negociando há 9 anos. O suporte limitou sua capacidade de contatá-los após 4 tickets. Ele está desesperado porque tinha uma grande coleção de skins”, diz o post.
Não há indícios ou informações que a Valve volte atrás ou, pelo menos, crie regras específicas para a comercialização in-game.